Topo

A despedida de Lemmy dos palcos, em CD e DVD nacionais

Combate Rock

01/01/2017 07h36

Marcelo Moreira

Não é uma tarefa fácil escutar ou ver um dos últimos shows que Lemmy Kilmister fez à frente do maravilhoso Motorhead. "Clear Your Clock", o combo que inclui CD e DVD registrando trechos das duas últimas apresentações da banda, nos dias 20 e 21 de novembro de 2015, em Munique, na Alemanha, é comovente por explicitar a paixão e o esforço do baixista e vocalista para permanecer no palco. Mas também é dramático por evidenciar que a idade e os problemas de saúde estavam cobrando o seu preço.

De qualquer forma, os novos lançamentos não deixam de ser um belo tributo ao músico morto em dezembro de 2015, aos 7o anos de idade, devido a um câncer no cérebro. É um epitáfio perfeito para uma das mais intensas e brilhantes carreiras dentro do rock.

O pacote havia sido lançado na Europa, e chega ao Brasil com um ano de atraso – mas chegou, graças ao investimento do tradicional selo paulista Hellion Records, que um dia também foi uma das melhores lojas de CDs e DVDs da Galeira do Rock.

A primeira edição foi lançada de forma limitada a 1000 cópias para colecionadores e trará um pop-up com a foto da banda no palco.

Esforço e perseverança

Quem ouviu a edição especial do álbum "Aftershock", de 2013, já percebia que o esforço era grande para que Lemmy mantivesse o pique.

O segundo CD, bônus, trazia uma apresentação ao vivo de 2012, logo depois que o Motorhead tinha retomado o calendário de shows. Desde 2010, várias apresentações da banda tinham sido canceladas por conta de uma série de problemas de saúde do baixista e vocalista.

Lemmy parecia fazer mais esforço do que o normal e a voz estava desgastada, ficando evidente nas músicas mais pesadas e rápidas, que exigiam mais esforço.

Em "Clear Your Clock", o clima é bom e festivo, como sempre, mas o áudio entrega logo na primeira música, a clássica "Bomber", a voz está sem potência, com Lemmy respirando de forma um pouco diferente.

Na sequência, em "Stay Clean", o baixista e vocalista procura manter o pique, ainda que com mais esforço. A faixa carece de seu vigor original, mas ainda assim o trem segue em frente.

Não houve vacilos, é evidente, mas fica claro que o trio já esteve em dias muito melhores. Em circunstâncias normas, jamais seria editado e lançado. Com a morte de Lemmy após seus conhecidos problemas de saúde, torna-se um documento importante até pela gana de estar no palco e querer tocar de qualquer forma.

Em "Metropolis" e "Over the Top" o grupo retoma o fôlego, mas a primeira, que é uma das cinco melhores do Motorhead, é executada sem o brilho e a força habituais. Phil Campbell mostra muita qualidade na execução de sua guitarra, como é de praxe, mas fica faltando algo a mais, um volume maior, uma densidade que a música pede.

Celebração

O registro está longe de ser uma apresentação ruim, mas é uma performance que não é costumeira, e a principal evidência é a apática execução do hino "Overkill", já no final do trabalho. Nesta, toda a banda pareceu sentir a atmosfera de extremo esforço despendido por seu líder.

Esqueça a qualidade e os problemas que eventualmente ocorreram. "Clear Your Clock" tem de ser apreciado e curtido pelo seu principal significado, que é o registro histórico das últimas apresentações de Lemmy e do Motorhead.

É um tributo à perseverança e à paixão pelo palco, pela música e pelo peso. Mais ainda, é uma celebração do rock como força cultural incomparável. Ver e ouvir Lemmy no palco de Munique é triste, mas também é comovente e inspirador.

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

A despedida de Lemmy dos palcos, em CD e DVD nacionais - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts