Topo

Deep Purple anuncia turnê de despedida em 2017

Combate Rock

02/12/2016 14h49

Marcelo Moreira

Atual formação do Deep Purple (FOTO: DIVULGAÇÃO)

A notícia surpreende não pelo seu teor, mas pela demora de seu anúncio. O Deep Purple pretende comemorar os seus 50 anos de criação, em 2017, com a decretação do fim de suas atividades, após longa turnê e um último álbum de estúdio.

O anúncio foi feito na tarde desta sexta-feira, em Londres. O álbum sai em janeiro, intitulado "InFInite", sendo seguido por uma longa turnê mundial, a "The Long Goodbye Tour", que certamente passará pelo Brasil, onde já tocou dezenas de vezes.

O anúncio não surpreende, já que dois de seus atuais integrantes tem 71 anos – o vocalista Ian Gillan e o baixista Roger Glover.

O baterista Ian Paice, 68 anos, único membro da primeira formação da banda, sofreu um ataque cardíaco no ano passado, no m meio de uma turnê. Apesar de recuperado, seu estado de saúde inspira cuidados constantes desde então.

Sendo assim, era de se esperar que o Purple, em algum momento nos próximos meses, anunciasse a sua aposentadoria. O comunicado da banda é meio vago, mas dá a entender que irá parar com os shows e que provavelmente não lançará mais nada inédito.

Dos gigantes do classic rock, é mais uma que deixará saudades. The Who e Black Sabbath já tinham anunciado no ano passado que estavam parando, realizando até o final de 2017 suas últimas turnês. As duas bandas também não pretendem mais lançar trabalhos com músicas inéditas.

Resta agora saber quando haverá o anúncio do fim dos Rolling Stones, a banda de rock mais antiga em atividade, de forma ininterrupta – são 54 anos de carreira desde que subiram ao palco do Marquee Club em junho de 1962.

Os Stones acabam de lançar um álbum novo, "Blue & Lonesome", só com versões de clássicos de blues de alguns de seus ídolos, como Howlin' Wolf, Willie Dixon, Little Walter e outros mestres.

Nova turnê? Improvável, segundo bastidores do último giro mundial publicados pela imprensa inglesa. O maior empecilho, segundo alguns sites de rock, seria convencer o baterista Charlie Watts, de 75 anos, a encarar nova maratona de shows.

Pelo que pudemos ver no ano passado, no Brasil, Mick Jagger e Keith Richards, ambos com 73 anos, continuam em boa forma em cima dos palcos, mas até quando terão paciência para percorrer o mundo com apresentações de duas horas e meia?

Eles são persistentes, e devem aguentar mais algum tempo, mas é bom esperarmos para não muito breve o anúncio do fim dos Stones.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Deep Purple anuncia turnê de despedida em 2017 - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts