Topo

Márcio Abdo e Milto Castelli encabeçam projeto que leva blues a trens em SP

Combate Rock

27/10/2016 06h37

Marcelo Moreira

Márcio Abdo ( esq.) e Milton Castelli no VLT da Baixada Santista, em sentembnro passado (FOTO: DIVULGAÇÃO/BLUESDAY/SECRETARIA DE CULTURA DO ESTADO DE SÃO PAULO)

Recentemente o Combate Rock narrou a saga de dois profissionais liberais que, desempregados, tentavam ganhar algum dinheiro tocando clandestinamente nos vagões do metrô das linhas verde (Vila Prudente-Vila Madalena) e amarela (Butantã-Luz), sempre com medo da ação dos seguranças, já que tal atividade, assim como qualquer tipo de venda de produtos por ambulantes, é proibida pelas empresas que administram as linhas.

E também, recentemente, houve episódios de violência em algumas linhas da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) em que seguranças tentaram deter o comércio ilegal nos vagões e nas imediações das estações na Grande São Paulo – em um deles, um ambulante foi baleado nas costas quando resistiu á prisão e tentava evitar o confisco de sua mercadoria.

Diante de tais episódios desesperadores, em plena crise econômica, eis que empresas públicas de transporte, como a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) e a própria CPTM implantaram um programa bem legal para levar o blues e a música popular aos usuários dos trens metropolitanos da capital e da região metropolitana de São Paulo.

"Blues Day" é um dos projetos da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, com patrocínio da Tenda Atacado, e tem como um dos protagonistas o gaitista e cantor paulista Márcio Abdo.

Em setembro passado, por exemplo, Abdo e o multi-instrumentista Milton Castelli se apresentaram por uma hora e meia no VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) na Baixada Santista, entre as estações Mascarenhas de Moraes, em São Vicente, e Pinheiro Machado, em Santos.

Além do violão, tocaram gaitas de boca (diatônica), kazoo, que adiciona o timbre de zumbido à voz com o sopro do instrumentista, e o washboard, uma espécie de tábua de lavar, na qual é comum usar acessórios de sucata para uma maior variedade sonora (latas, bloco de madeira etc).

"Essa oportunidade é bem bacana, já que leva o blues a um público que que se surpreende com a música dentro do transporte coletivo. Tem o caráter de música de rua, de espontaneidade", diz Abdo.

O repertório inclui canções como "Got my Mojo Working", "Sweet Home Chicago", "Help Me" e "I'm Ready", entre outras.  

O projeto Bluesday é do músico Milton Castelli em parceria com a produtora Forma Cultural e a Secrearia Estadual de Cultura. A ideia é levar a cultura dos músicos de rua e o blues para públicos diferentes.

"Fizemos dois shows até o momento e temos mais 13 apresentações agendadas em várias cidades do interior. Os resultados tem sido surpreendentes. Tocar para pessoas em estações do metrô e CPTM suspreendeu muita gente. Pessoas que estão indo embora pra casa após um dia de trabalho, com todo seu cansaço e preocupações, tiveram a oportunidade de desfrutar alguns momentos de descontração com as músicas, cantando e dançando. Muitro legal", comemora Abdo.

Para mais informações acesse o site da Forma Cultural e o perfil do Facebook do Bluesday.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Márcio Abdo e Milto Castelli encabeçam projeto que leva blues a trens em SP - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts