Topo

Arandu Arakuaa: a banda que mistura heavy metal e o idioma tupi-guarani

Combate Rock

23/10/2016 18h00

Da equipe Combate Rock

A brasilidade e o aprofundamento de temas indígenas é uma quase exclusividade, digamos assim, de uma banda interessante  pelo exotismo e pelo mergulho radical em uma proposta inusitada: fazer heavy metal no idioma indígena.

O Arandu Arakuaa, de Brasília, faz letras utilizando o tupi antigo, um idioma indígena que foi disseminado por quase todo o litoral brasileiro antes da chegada dos portugueses, em 1500.

Arandu Arakuaa ("saber dos ciclos dos céus" ou "sabedoria do cosmos" em tupi-guarani) é uma iniciativa do guitarrista Zhândio Aquino, natural do Estado de Tocantins.

Ele viveu a infância e a juventude ao lado do território dos índios Xerentes, fato que o inspirou a criar uma banda de rock pesado totalmente voltada para temas indígenas. O grupo lá lançou dois álbuns: "Kó Yby Oré" (2012) e "Wdê Nnãkrda" (2015).

Em uma boa reportagem realizada pela BBC Brasil – e publicado pelo UOL Entretenimento -, a banda ganha um perfil que ressalta o ineditismo do trabalho realizado.

CLIQUE AQUI PARA LER A ÍNTEGRA DA REPORTAGEM DA BBC BRASIL.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Arandu Arakuaa: a banda que mistura heavy metal e o idioma tupi-guarani - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts