Topo

Os 90 anos de Chuck Berry, que anuncia disco novo na data do aniversário

Combate Rock

18/10/2016 16h55

Do site Roque Reverso

FOTO: DIVULGAÇÃO

O dia 18 de outubro de 2016 marca uma data histórica para o rock n' roll. Tudo porque um de seus maiores embaixadores completa nada menos que 90 anos de idade. Em 1926, nesta mesma data, nascia em St. Louis, no Estado norte-americano do Missouri, Charles Edward Anderson, o Chuck Berry.

Falar desta lenda do rock é repetir o que há 9 décadas já é conhecido por várias gerações. O fato é que, se não existisse Chuck Berry, talvez, nem mesmo este Roque Reverso teria surgido.

Pioneiro no gênero musical mais popular da história, Chuck Berry teve a companhia de outros nomes importantes, como Bill Halley, Elvis Presley, Little Richards, Jerry Lee Lewis, Buddy Holly, entre outros, para trazer o rock n' roll nos Anos 50 aos jovens e virar o mundo de cabeça para baixo.

Beatles, Rolling Stones e tantas outras bandas clássicas do rock tiveram em Berry muitas de suas inspirações iniciais e incentivos para escolher o gênero musical como seu modo de vida.

"Roll Over Beethoven", "Johnny B. Goode", "Sweet Little Sixteen", " Little Queenie", "Rock and Roll Music", "You Never Can Tell", "Maybellene", "No Particular Place To Go", "Memphis Tennessee", "Nadine" e ""Back in the U.S.A." são só alguns dos clássicos que marcaram o rock.
As músicas, letras quentes, danças, trejeitos e inúmeras sacadas do sujeito St. Louis foram copiadas, aperfeiçoadas e repassadas por inúmeros artistas e grupos de várias vertentes do gênero musical.

Até mesmo no cinema, algumas das cenas mais famosas da história tiveram músicas de Chuck Berry como fundo. Como não se lembrar da dança entre Uma Thurman e John Travolta no filme "Pulp Fiction"? Ou do momento clássico do personagem Marty McFly, interpretado por Michael J. Fox em "De Volta para o Futuro"? "You Never Can Tell" e "Johnny B. Goode" estavam lá e serviram para deixar estas cenas marcadas nas mentes dos amantes da música e do cinema.

Chuck Berry foi eleito pela revista Rolling Stone o quinto maior artista da música de todos os tempos. Pela mesma publicação, foi considerado o sétimo melhor guitarrista do mundo.

Por tudo que fez pela música, jamais deverá ser esquecido. E todo fã de rock n' roll deve agradecer pelo seu surgimento.

Reprodução da capa do novo disco de Chuck Berry previsto para 2017Novo disco

E quem pensa que os 90 anos de Chuck Berry são obstáculo para qualquer coisa já teve uma notícia bombástica logo nesta terça-feira. Tudo porque a celebração do aniversário nas redes sociais do cantor veio acompanhada de uma notícia de lançamento de novo disco!

Com o nome simples de "Chuck", o álbum chegará às lojas em 2017 pela gravadora Dualtone Records. Será o primeiro disco de Chuck Berry desde o lançamento de "Rock It", de 1979.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Os 90 anos de Chuck Berry, que anuncia disco novo na data do aniversário - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts