Para pensar: faz sentido roqueiro-metaleiro ser de extrema-direita?
Combate Rock
15/10/2016 21h00
Da equipe Combate Rock
Precisamos falar sobre política: será que faz sentido haver apreciadores de heavy metal que apoiem e/ou professem ideologias de direita ou de extrema-direita?
A discussão foi levantada recentemente por um jornalista em artigo provocador publicado no site do importante projeto multimídia Wikimetal.
Bruno Silvestre, autor do texto, argumenta, de forma interessante, que a falta de informação, muitas vezes, causa uma confusão de conceitos e faz com que amantes de boa música ignorem as raízes do rock e do metal e enveredem por pensamentos que, de certa forma, conflitam com as citadas raízes.
Em nenhum momento o texto diz que não pode haver roqueiros de direita, ou que os crucifiquem. É uma constatação de que ideologias de matrizes conservadoras, autoritárias, totalitárias e moralistas, que estimulem preconceitos e, de certa forma, a repressão a quem pensa diferente, colidem com os ideais de rebeldia e de contestação do rock, entre outras características.
"Nada que é proposto pela extrema-direita ou por setores elitistas está de acordo com a ideologia colocada nas letras das músicas ou no papel social que desempenhamos na história. O metal jamais poderá ser significado de segregacionismo, elitismo, eugenia ou dogmatismo religioso. Metal é o oposto a tudo aquilo que sempre tentou ser imposto, ser forçado independente da nossa vontade, é o grito de liberdade pela autonomia de pensamento, comportamento e atitude", escreve Bruno Silvestre.
CLIQUE AQUI PARA LER NA ÍNTEGRA DO TEXTO DE BRUNO SILVESTRE PUBLICADO NO WIKIMETAL.
Sobre os Autores
Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.
Sobre o Blog
O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br