Topo

Folk na Kombi grava novo DVD em São Paulo nesta sexta-feira

Combate Rock

07/10/2016 07h00

Marcelo Moreira

Folk na Kombi (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Do nada, um bando de malucos desembarca de uma Kombi, no meio da rua. De repente, começam a tocar um som bacana, agradável e contagiante. É o Folk na Kombi, que mistura folk norte-americano, música celta, bluegrass, blues, country, música caipira brasileira e até um pouco de MPB.

O trabalho que fazem também é surpreendente porque a pegada é bem outra, a começar pelo fato de todas as músicas serem em português. O resultado é bom.

O projeto dos paulistanos é bem recente, mas já rendeu um DVD muito legal. "Folk na Kombi" foi lançado em fevereiro deste ano e reúne todas as influências do sexteto, com destaque para os incrementados e criativos arranjos de violão e gaitas.

Agora é a hora de gravar novo DVD, mas com uma produção bem azeitada e com muito mais recursos. O Folk na Kombi se apresenta nesta sexta-feira (7), no auditório Ibirapuera, um local nobre em São Paulo, com participação especial do cantor Zé Geraldo e do grupo O Teatro Mágico. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e podem ser comprados pelo site Ingresso Rápido.

O Folk na Kombi começou em 2013 com Bezão (voz e violão), Jonavo (voz e bandolim) e Felipe Camara (voz e banjo), que saíam pelas ruas de São Paulo em uma Kombi vermelha. São eles que formam o núcleo principal. A banda ainda conta com Edu Malta (baixo e direção musical), Ivan Márcio (gaita), Alexandre Fontanetti (guitarra, violão e weissenborn) e Humberto Zigler (bateria e percussão).

O projeto tão inusitado atraiu a atenção de muita gente e logo o trio foi agregando mais gente para encorpar o som . O primeiro foi gravado em setembro de 2014, e teve direção de Maria Silvia Siqueira Campos e fotografia de Junior Malta, e os principais destaques são as músicas "Cafundó", "Calcanhares", "Tomate" e "Dançar Eu Vou", todas próprias.

Em recentes entrevistas, Bezão disse que o Folk na Kombi tem uma ambição de "liderar o renascimento de um movimento folk brasileiro – e isso, segundo ele, justificaria convidar um ícone da MPB, Zé Geraldo, considerado um patrono de uma "eventual" cena folk nacional. Seria uma espécie de Bob Dylan brasileiro? O músico da banda não vê nenhum exagero nisso.

Ivan Marcio, um dos nomes mais importantes do blues no Brasil, diz que gostou do projeto do trio desde o momento em que o conheceu, e gostou mais ainda quando foi convidado a participar de forma frequente.

"É uma parada bem diferente e diversificada, que me proporciona uma experiência interessante. Como gaitista, consigo transitar em uma área mais ampla, onde crio arranjos inspiradores e que me desafiam como músico", disse Marcio.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Folk na Kombi grava novo DVD em São Paulo nesta sexta-feira - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts