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'Revolver' x 'Pet Sounds': um embate entre Beatles e Beach Boys há 50 anos

Combate Rock

06/08/2016 21h30

Maurício Gaia

O ano de 1966 marcou o lançamento de dois grandes álbuns: "Pet Sounds", dos Beach Boys, e "Revolver", dos Beatles. E aqui lembramos esse "embate" ocorrido há 50 anos como forma de lembrar o lançamento do grande álbum dos Beatles.

 Com os dois trabalhos na praça, as comparações entre as duas bandas se tornaram frequentes, criando um clima de saudável rivalidade.

"Pet Sounds", lançado em maio de 1966, é resultado do trabalho de Brian Wilson, que havia abandonado as apresentações ao vivo  dos Beach Boys, depois de uma crise de síndrome de pânico em um voo durante uma turnê.

Wilson havia ficado impressionado com o álbum anterior do quarteto britânico, "Rubber Soul". Para ele, o álbum marcou um  novo conceito: ao invés de ser uma coletânea de singles, completado por algumas canções menores para "encher o espaço", ele  percebeu que nenhuma canção de "Rubber Soul" era "descartável". E foi com essa idéia em mente que ele partiu para a criação de "Pet Sounds".

Wilson cercou-se dos melhores músicos de estúdio de Los Angeles, o "Wrecking Crew" (falamos sobre eles neste programa Combate Rock). A participação de seus companheiros de banda limitou-se basicamente a colocar as vozes.

Também houve um certo descontentamento com a nova orientação dada por Wilson: as músicas não falavam mais sobre carros, garotas e surf, passando a abordar temas mais maduros, além de trazer referências às experiências dele com drogas. Sobre a música "Hang on to Your Ego", o guitarrista Al Jardine chegou a dizer "a gente nem sabia o que significava a palavra 'ego"', explicitando a distância entre o que Brian Wilson buscava e as limitações de seus companheiros.

Quando lançado, o publico americano deu uma recepção morna a "Pet Sounds", talvez esperando que a única banda americana de rock do começo dos 60 capaz de rivalizar em termos de popularidade com os Beatles mantivesse a fórmula certeira de seus 10 (!!!) álbuns anteriores. Curiosamente, foi do outro lado do Atlântico que o álbum estourou: chegou a número 2 nas paradas britânicas.

Revolver
 Se Wilson se sentiu inspirado pelo "Rubber Soul", dos Beatles, o impacto de "Pet Sounds" em "Revolver" foi pequeno. "Here,  There  and Everywhere", composta por Paul McCartney, foi inspirada em "God Only Knows".

A história de "Revolver" seria muito diferente se o plano inicial dos Beatles tivesse sido mantido: ao invés do tradicional Abbey  Road, eles cogitaram a hipótese de gravar este álbum no estúdio da Stax, em Memphis. É um delicioso exercício de imaginação  pensar o que seria "Revolver" se eles tivessem convivido em estúdio com gente como Booker T & MGs, por exemplo.

O fato é que as gravações acabaram acontecendo em Abbey Road e nessas sessões, se aprofundaram as mudanças iniciadas em "Rubber Soul", em comparação aos seus álbuns anteriores: da mesma forma que Brian Wilson, em "Pet Sounds", as composições de Lennon, McCartney e Harrison, traziam outros temas, como morte, impostos, drogas, auto-conhecimento.

Além disso, os Beatles, juntamente com George Martin, começaram a trazer novidades em suas técnicas de gravação: vocais gravados com rotação alterada, guitarras gravadas ao contrário, loops, entre outros efeitos.

Da música que abre "Revolver", "Taxman", até "Tomorrow Never Knows", resulta um trabalho que, se não tão celebrado quanto "Sgt Pepper's", é o mais influente feito pelo quarteto: do rock à música eletrônica, muitos artistas fazem referências a ele.

As consequências

Se Brian Wilson serviu como inspiração para "Here, There and Everywhere", seu trabalho em "Pet Sounds" virou referência mais marcante no álbum seguinte dos Beatles, "Sgt. Pepper's Lonely Heart Club Band". George Martin chegou a declarar: "Sem 'Pet Sounds', 'Sgt. Pepper's' nunca teria acontecido. Foi uma tentativa de igualar 'Pet Sounds"'.

Bom, não só superou o trabalho dos americanos, como trouxe uma consequência dramática: Brian Wilson se viu desafiado a superar o trabalho dos Beatles e embarcou no projeto seguinte, "Smile", mas foi interrompido por um colapso nervoso, causado pelo intenso uso de drogas, combinado com problemas psicológicos e pela pressão auto-imposta para fazer um álbum que fosse melhor que "Sgt. Pepper's".

Depois deste colapso, o álbum foi lançado de maneira incompleta e Brian Wilson passou a ter uma carreira errática, interrompida por tratamentos psiquiátricos e eventuais overdoses. Somente nos anos 2000 é que ele retomou o projeto abandonado em 67 e em 2004 saiu em excursão com o show "Brian Wilson Presents Smile".

Infelizmente, os problemas ocorridos com Brian Wilson impediu que a competição entre as duas bandas prosseguisse e só podemos ficar conjecturando os grandes álbuns que poderiam ser lançados durante os anos 60.

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Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

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