Topo

Blues Brasil: J.J. Jackson brilha em encontro com os irmãos Prado

Combate Rock

03/06/2016 07h00

Marcelo Moreira

 

Não foi desta vez que um artista brasileiro ganhou um prêmio no Blues Awards dos Estados Unidos, mas Igor Prado e sua banda têm um bom motivo para comemorar neste mês de maio: o lançamento do excelente álbum "J.J. Jackson and Prado Brothers", mais uma cortesia da Chico Blues Records.

Prado Brothers são os irmãos Igor (guitarra) e Yuri (bateria), que serviram de suporte para que o cantor norte-americano radicado no Brasil registrasse seu novo trabalho, que tem as ilustres presenças da fantástica cantora americana Tia Carroll e do saxofonista Denilson Martins.

Na verdade, a Igor Prado Band está em peso no álbum, pois o baixista Rodrigo Mantovani, um às do seu instrumento, praticamente toca em todas as músicas. Jackson não poderia ter escolhido melhor companhia.

O CD tem uma história bacana, descrita na contracapa – e que dá a pista com um selo na capa, dizendo "10 Years of Friendship", celebrando a amizade do cantor com os dois então garotos.

"Eu morava na rua Frei Caneca, perto do Sanja Jazz Bar, no bairro da Bela Vista, em São Paulo", conta Jackson."Era 1999 e o dono do Sanja me ligou em casa para ir correndo conhecer dois moleques que estavam arrasando no bar, tocando muito. Atravessei a rua e fui vê-los, fiquei muito bem impressionado. Eram novinhos, tinham 15, 17 anos, mas mostravam imenso talento. Dei uma canja com eles e ficou bem bacana. Anos depois voltei a encontrá-los, percebi muita qualidade e profissionakismo, e desde então trabalhamos juntos várias vezes."

Enquanto "Way Down South", o mais recente trabalho da Igor Prado Band, envereda por um blues mais tradicional e urbano, "J.J. Jackson & Prado Brothers" aponta para o rhythm & blues e para a soul music, tudo regado a um blues manhoso e malandro – afinal, Jackson vive há décadas em São Paulo.

A escolha do repertório foi um grande acerto, já que permitiu que Igor Prado mostrasse a sua conhecida versatilidade para empurrar o estilo clássico do cantor norte-americano.

"Strange Things Happenings", de Percy Mayfield, recebeu um tratamento grandioso, de reverência, a um hino da música norte-americana, enquanto "If I Can't Have You" mantém o clima igualmente grandioso, com uma vigorosa participação da cantora Tia Carroll, indo muito além da balada soul blues.

"Those Lovely Nights" e "You Got What It Takes" jogam o clima lá em cima, com fraseados certeiros de guitarra e solos criativos – na segunda, os arranjos de saxofone de Denilson Martins são marcantes, embalados pela cama elaborada pelo baixista Rodrigo Mantovani.

"Oh Poh Pah Doh" é curiosa e divertida, com aula de vacalizações de Jackson e Tia, enquanto que a vela "Tell It Like It Is" se destaca pela delicadeza e pelos timbres suaves de Igor.

O trabalho mostra o extremo bom gosto cantor americano na execução do repertório e na perfeita sinergia com a banda e os colaboradores. Entra fácil na lista dos lançamentos muito bons de blues em 2016.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Blues Brasil: J.J. Jackson brilha em encontro com os irmãos Prado - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts