Topo

O melhor metal nacional hoje começa com H: Hibria e Heaviest

Combate Rock

26/05/2016 06h32

Marcelo Moreira

Crise econômica e desinteresse do público para consumir e assistir a bandas nacionais de rock pesado. O cenário não é animador, mas esqueceram de dizer isso para duas bandas entraram em 2016 com tudo: Hibria e Heaviest.

O duplo H lançou os dois dos três melhores álbuns de rock pesado entre as bandas brasileiras, ao lado do excelente "Forged by Fury", do Krisiun, e mostraram que estão na contramão do mercado restrito e contraído.

O gaúcho Hibria, com mais de 15 anos de carreira, resolveu apostar em um caminho um pouco diferente, investindo em novas sonoridades.

O peso ainda está lá – e cada vez mais pesado, com timbres modernos de guitarra, acompanhando uma certa tendência de afinações mais baixas. Entretanto, mais influências musicais podem ser observadas no ótimo "Hibria", o álbum mais recente.

Há muito mais groove, e as guitarras estão mais trabalhadas, com arranjos interessantes em meio a um uso parcimonioso de teclados e até saxofone em algumas músicas.

"Acredito que nosso novo trabalho tem grande potencial, pois os dois últimos álbuns foram muito bem no exterior e também tiveram ótima repercussão no Brasil. Isso aumenta a responsabilidade, mas também amplia horizontes e a satisfação", diz o vocalista Iuri Sanson.

O novo momento fica explícito em "Pain", que abre o trabalho com uma porrada e um trabalho vocal extraordinário de Sanson. A agressividade é mantida nas boas "Tightrope" e "Ghosts", com as guitarras comandando as canções, para logo em seguida aparecer a cadenciada e poética "Legacy" e a estranha e intrincada "Ashamed", com seu clima oriental.

Merecem destaque ainda a forte "Fame" e a a agressiva "Words", que encerram o CD. "Nosso som está mais moderno", revela Sanson. "Temos uma abordagem que abrange um som pesado, com guitarras mais fortes e pesadas, mas que abrem espaço nas músicas para a incorporação de elementos de funk, jazz e blues, misturando todas as nossas influências. Estou muito empolgado com nosso novo trabalho."

Já os paulistanos do Heaviest são músicos experientes, embora a banda tenha pouco mais de um ano. O convite ao cantor Mario Pastore (Pastore, ex-Destra, entre outros) foi o toque de qualidade que faltava para aprofundar o peso do quinteto.

Enquanto o Hibria mergulha em sonoridades mais densas e gordas dos timbres de afinação baixa, lembrando as bandas norte-americanas de metalcore e mesmo Mastodon e Lamb of God, O Heaviest opta por um heavy tradicional, com um som potente que remete a Iron Maiden em algumas passagens, com um som mais limpo e na cara.

"Nowhere" é o primeiro CD do grupo, lançado em junho de 2015 e que rapidamente subiu nas listas de melhores do ano. O trabalho instrumental é primoroso, mas o destaque é Pastore, com seu vocal potente e alto, mas com versatilidade suficiente para atingir notas muito altas e cantar de forma limpa e agressiva.

A faixa-título e primeiro single/vídeo é a melhor: rápida, enérgica e muito pesada, assim como "Buried Alive", que abre o trabalho – aqui as guitarras são ainda mais velozes, com solos inovadores e sinuosos.

"Betrayed" exige bastante do vocalista, que conduz a melodia de forma intrigante, deixando espaços para que a guitarra solo brilhasse. "Time" e "Ressurrection" são outros bons destaques deste interessante trabalho que está sendo distribuído na Europa pelo selo alemão ProgPower.

As duas bandas fazem hoje o melhor  metal nacional – e olhe que a dificuldade de se estabelecer os melhores é difícil, em razão de ótimos trabalhos sendo lançados desde 2014.

 

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

O melhor metal nacional hoje começa com H: Hibria e Heaviest - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts