Topo

Blues Brasil: Harmonica Duo se reinventa ao vivo

Combate Rock

05/05/2016 07h00

Marcelo Moreira

 

O primeiro CD da carreira do Harmonica Duo tinha duas propostas diferentes e ousadas dentro do blues nacional: investir em composições próprias e criar arranjos inusitados em violão e gaita para canções clássicas do gênero. O resultado ficou bem interessante e foi um dos lançamentos mais importantes de 2014.

Ainda que com atividades paralelas, Little Will (gaita, violão e voz) e Marcio Scialis (voz, violões e gaita) cairiam na estrada para refinar o repertório misto com músicas próprias e standards.

E eis que "Harmonica Duo Live at Sesc São José dos Campos" finalmente sai da fábrica com produção e incentivo da onipresente Chico Blues Records, dirigido pelo incansável Chico Blues.

A dupla de músicos decidiu mudar um pouco o show para captar o CD deiante de uma plateia maior e mais exigente. São apenas oito canções com versões bacanas e um pouco mais roqueiras, distanciando-se do blues mais introspectivo do primeiro álbum de estúdio.

Uma coisa legal da gravação ao vivo é o fato de que os dois músicos parecem estar se divertindo bem mais do que a plateia. Little Will, veterano músico paulista, esbanja categoria em vários tipos de gaita, e arrasa em "Hit the Road Jack" quando enfia em seu solo fraseados típicos do tango, em um arranjo bem bacana.

Mais seguro e confiante no palco, Will mostra versatilidade ao fazer "cama sólida" para que Scialis também brilhe, como em "Dancing in the Street", clássico do rock dos anos 60 e que já teve versão de Mick Jagger e David Bowie.

Músico competente e igualmente versátil, Scialis brinca e devaneia na música, com um solo intenso e variado, e acaba surpreendendo quando emenda outro clássico do rock/rhythm & blues, "Mustang Sally", imortalizada por Wilson Pickett.

A predileção da dupla por arranjos inusitados ressurge em "Come Together", soberba música dos Beatles que ganha uma releitura quase que direcionada para a gaita, enquanto os sóbrios vocais de Scialis impõe certa dramaticidade na linha melódica.

O medley "Freedom/When Love Coms to Town", que abre o show, provavelmente é o ponto alto do trabalho, com a dupla acelerando e metendo o pé na porta, para depois cair no rock/rockabilly da manjada "Route 66" -mque ficou bastante agradável.

Como surpresa, "Ain't She Sweet", em uma versao quase country. A faixa ganhou destaque histórico por ser um dos primeiros registros fonográficos dos Beatles, feito ainda em Hamburgo, na Alemanha, em 1961.

A evolução musical do Harmonica Duo é notável, principalmente ao mostrar bastante descontração no palco. Agora é torcer para que o show contenha mais canções próprias.

 

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Blues Brasil: Harmonica Duo se reinventa ao vivo - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts