Topo

Black Sabbath x Vanusa: banda inglesa plagiou cantora brasileira?

Combate Rock

29/04/2016 18h41

Marcelo Moreira

FOTO:DIVULGAÇÃO

O Black Sabbath plagiou uma música da cantora brasileira Vanusa. Essa é a tese de um texto publicado no site Plus555, criado por jornalistas brasileiros para divulgar notícias do Brasil para o público estrangeiro.

A música em questão é "Sabbath Bloody Sabbath", faixa-título do álbum lançado em 1973 – apontado por especialistas como o melhor do quarteto inglês.

O riff inicial é um dos mais conhecidos da história do heavy metal, sendo normalmente "apropriado" por muitas bandas do gênero e considerado um dos grandes momentos de criatividade e inspiração do guitarrista Tony Iommi.

A curiosidade é que, quatro meses antes, Vanusa, então uma cantora em ascensão no Brasil, lançou a obscura canção "What to Do", contido no álbum "Vanusa 4". A similaridade entre as duas introduções é impressionante.

Também chama a atenção o peso e a a guitarra extremamente bem tocada na canção, um ponto fora da curva no álbum – é praticamente o único rock (e a única em inglês) em meio a canções açucaradas em português com tendência à MPB.

Em sua autobiografia, lançada no Brasil em 2013, Iommi comenta que as gravações de "Sabbath Bloody Sabbath" foram difíceis, porque a banda estava exausta por conta das constantes turnês abusos no álcool e nas drogas.

Vanusa em foto de show recente (FOTO: MARCOS PACHECO/DIVULGAÇÃO)

"Chegamos quebrados ao estúdio, com pouco tempo de descanso. E tínhamos de produzir um grande álbum para ao menso equiparar o sucesso de 'Volume 4'. Passamos vários dias sem fazer nada no estúdio, sem conseguir criar. Estávamos ficando desesperados quando surgiu esse riff de 'Sabbath Bloody Sabbath'. Aí tudo voltou a fluir na banda, e Geezer [Butler, baixista] gritou: 'Estamos de volta", conta o guitarrista em sua autobiografia.

"Sabbath Bloody Sabbath", o álbum, é extraordinário. Ozzy Osbourne provavelmente fez seus melhores vocais com a banda, como em "National Acrobat" e "Who Are You" – esta última uma grande canção, muito pesada e densa.

Outros bons momentos são a viajante "Spiral Architect", a clássica "Killing Yourself to Live" e a mais roqueira "Looking for Today".

A cantora Vanusa do que chamou de "coincidência" e descarta uma batalha judicial pelo suposto plágio.  "Eu acho que foi realmente uma coincidência musical. Ouvi a música do Black Sabbath pela primeira vez há uns dois anos, e fiquei convencida de que eles não me copiaram, e nem eu e minha bana, com os compositores, os copiamos", afirmou a cantora ao Plus555.

A cantora de 68 anos descarta os tribunais, e agradece ao Black Sabbath por relembrá-la de "What to Do". "Nunca a toquei ao vivo, era uma faixa de meio de álbum. Com essa 'polêmica', algumas pessoas estão pedindo para que eu a toque ao vivo, e devo incluí-la nos shows pela primeira vez em breve."

Clique aqui e leia o texto original, em inglês.

 

 

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Black Sabbath x Vanusa: banda inglesa plagiou cantora brasileira? - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts