Topo

Jeff Beck lança em julho novo álbum e autobiografia

Combate Rock

10/04/2016 16h00

da equipe Combate Rock

O guitarrista Jeff Beck anunciou dois lançamentos para esse ano, após um hiato de seis anos sem um álbum de inéditas.

O primeiro é um novo disco de estúdio, que sai no dia 15 de julho, segundo site do músico. Entretanto, nenhum detalhe foi divulgado – nem o título do trabalho, nem os eventuais convidados especiais. O último CD com músicas inéditas de Beck é   "Emotion and Commotion", de 2010.

Entre os artistas que normalmente trabalham com o guitarrista estão as cantoras britânicas Joss Stone e Imogen Heap e a norte-americana Beth Hart, além da baixista australiana Tal Wilkenfeld.

A outra novidade é que finalmente Beck lançará a sua autobiografia, um livro esperado há mmais de uma década no mercado roqueiro. "BECK01" está previsto também para o mes de julho, mas por enquanto somente na Inglaterra e nos Estados Unidos.

No ano passado, no entanto, o músico inglês colocou três produtos no mercado, um mais importante do que o outro.

"Live in Tokyo" é um DVD/Blu-Ray que registra um show na capital japonesa em 9 de abril de 2014, em show bastante parecido com o que ele fez em São Paulo na época, no Best of Blues Festival. Deixando os clubes e pequenos teatros, aqui o ambiente é o amplo Tokyo Dome City Hall, que proporciona uma dimensão diferente ao som de Beck.

Com uma banda renovada – a baixista e vocalista Rhonda Smith ficou, agora acompanhada pelo baterista e guitarrista Nicolas Meier e pelo baterista Jonathan Joseph -, Beck deu prioridade aos temas instrumentais, como vinha fazendo ao longo deste século.

"Stratus", "Lede Boots", "Loaded", "You Know You Know" e "Big Block", peças importantes de seu repertório autoral, ressurgem mais pesadas e com arranjos mais modernos, enquanto que "Hammerhead" dá um toque de "modernidade" ao show.

"A Day in the Life", dos Beatles, surge menos empolada, mais simples e direta, assim como "'Cause We've Ended As Lovers", de Stevie Wonder, com dois soberbos solos do mestre.

O medley "Goodbye Pork Pie Hat / Brush With The Blues" faz uma ponte entre sua fase jazz rock e o retorno ao blues nos anos 2000, enquanto que "Where Were You" e "Danny Boy" trazem de volta as raízes folk e celtas não muito exploradas ao longo dos anos. "While give It Away" é uma concessão ao funk, com os vocais poderosos de Rhonda Smith.

"Live +" (pronuncia-se Live Plus) é uma coletânea de músicas registradas ao vivo ao longo de 2014, e traz algumas novidades, como a presença de um vocalista para resgatar algumas músicas mais antigas, de suas fases rock e soul-funk, que abrangem o período de 1967 a 1974.

Jimmy Hall, antigo colaborador de Jeff Beck, se junta ao quarteto para recriar a maravilhosa "Superstition", outra pérola de Stevie Wonder, há muito tempo sumida do repertório, assim como a clássica "Morning Dew", da primeira encarnação do Jeff Beck Group, ainda com Rod Stewart nos vocais. Hall ainda mostra versatilidade na boa versão de "A Change Is Gonna Come" e na explosiva "Going Down".

De seu repertório mais tradicional, os destaques são "Loaded", "Big Block", "Hammerhead", "A Day in the Life" e uma sutil e delicada versão para "Little Wing".

Para fechar, duas músicas novas, gravadas em estúdios de Londres: "Tribal" e "My Tiled White Floor", com duas cantoras convidadas, Ruth Lorenzo e Veronica Bellino. Os temas são ligeiramente experimentais, com toques eletrônicos na primeira o que pode causar certa estranheza.

O último produto da leva é um relançamento, mas que tem sabor de novidade: "Jeff Beck Performing This week… Live at Ronnie Scott's", CD/DVD de 2007, volta ao mercado em uma versão deluxe, em áudio.

O CD duplo finalmente traz o complemento do show, com a presença de Eric Clapton, que foi engolida oito anos atrás, provavelmente por questões de direitos autorais.

Também é possível ouvir as participações das cantoras Imogen Heap e Joss Stone, bem como os amigos da banda de rockabilly Big Town Playboys.

Clapton revive bons momentos do passado com "Little Bird Brown" e "You Need Love", standards do blues que tocava com Beck quando eram garotos em Londres, nos clubes apertados de jazz. Um shows de feeling e destreza.

A diva Joss Stone arrasa na versão de "People Get Ready", acrescentando mais dramaticidade, exatamente como fez sete anos depois em São Paulo, quando subiu ao palco com Beck.

A não menos diva – e um colosso de voz – Imogen Heap esbanja talento em "Rollin' and Tumblin"' e na curiosa "Blanket", enquanto os Playboys se divertem com Beck em números como "Crazy Legs", "Matchbox" e "train Bept Me Rollin"'.

Completo, o álbum com o show na famosa casa de jazz de Londres é obrigatório, já que traça um panorama completo da carreira de Beck, exceto por algumas das músicas emblemáticas da primeira fase do Jeff Beck Group. Mais do que obrigatório, é necessário.

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Jeff Beck lança em julho novo álbum e autobiografia - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts