Topo

Morre Stevie Wright, dos Easybeats, e um dos inspiradores do AC/DC

Combate Rock

27/12/2015 15h43

Marcelo Moreira

Um nome fundamental para a existência do AC/DC morreu hoje, 27 de dezembro, na Austrália. Stevie Wright foi vocalista da banda The Easybeats, o maior nome do rock australiano depois do AC/DC, e que contava com George Young como guitarrista, irmão mais velho dos irmãos Angus e Malcolm, a dupla que segurou o quinteto australiano de hard rock por 40 anos.

Os Easybeats surgiram em 1964 em Sydney tendo como figuras centrais George Young, imigrante escocês, e Johannes Hendricus Jacob van den Berg, conhecido como Harry Vanda, imigrante holandês. Os dois tocavam guitarra e baixo e eram exímios produtores.

A banda teve bastante sucesso na Austrália e e se aventurou por volta de 1967 na Inglaterra, mas teve apenas o bom single "Friday on My Mind" com alguma repercussão.

A banda se dissolveu em 1969, mas Vanda e Young ficaram no Reino Unido e aprenderam tudo o que puderam para, em 1973, retornar à Austrália para se tornar os mais importantes produtores do país.

A experiência de George foi fundamental para que os os irmãos mais novos, Angus e Malcolm, pudessem crescer em sua incipiente banda, em 1974. Vanda e George Young foram responsáveis diretos pelo estouro do AC/DC na Austrália, entre 1974 e 1976, e nos Estados Unidos, a partir de 1977.

Wright, por sua vez, engatou uma errática carreira solo na Austrália após o fim dos Easybeats. Sem rumo, vagou pelo enorme país até a volta de Vanda e George Young.

Os dois ex-companheiros de banda o ajudaram a estruturar de novo uma carreira e foram responsáveis pelo hit improvável "Evie", uma suíte longa dividida em três partes que viria a ser a grande obra de sua carreira.

A banda Easybeats – Wright está ao centro (foto: divulgação)

Entretanto, embora astro na Austrália, sua carreira não decolou como deveria. Gravou dois álbuns solo entre 1974 e 1975, cantou em diversas bandas emergentes até 1980, mas nada aconteceu, muito devido a seus problemas com drogas e álcool.

Infelizmente, ficou mais conhecido como o mais forte candidato a substituir Bon Scott no AC/DC – o então vocalista do quinteto morreu após uma noite de bebedeira em fevereiro de 1980, em Londres.

Na versão de Wright, ele teria recusado o convite de George Young para um teste por ser amigo de Scott e por ter um estilo muito diferente.

Na versão de quem trabalhou para o AC/DC  na época, ele teria sido considerado,  mas descartado depois por conta de seu histórico com drogas, entre outras restrições. O escolhido foi Brian Johnson, inglês de Newcastle, vocalista da banda Geordie.

Nos anos 80 e 90, Stevie Wright tentou manter a carreira solo, sem sucesso, com algumas participações em cerimônias comemorativas de aniversários de bandas importantes na Austrália. A causa da morte não havia sido divulgada até a tarde de 27 de dezembro.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Morre Stevie Wright, dos Easybeats, e um dos inspiradores do AC/DC - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts