Topo

Os 50 anos do álbum ‘Bringing It All Back Home’, de Bob Dylan

Combate Rock

29/11/2015 11h05

do site Roque Reverso

O ano de 2015 marca os 50 anos do álbum "Bringing It All Back Home", do lendário cantor e compositor Bob Dylan. Há nada menos que 5 décadas, o disco serviu como uma espécie de divisor de águas na carreira do norte-americano. Tudo porque foi por meio deste trabalho que Dylan começou a deixar em segundo plano o estilo de música amparado no movimento folk de protesto que havia marcado inicialmente a carreira para entrar de cabeça no rock com letras mais pessoais e introspectivas.

Para muitos, o álbum não apenas trouxe uma alteração radical na carreira de Dylan como também teria mudado o próprio rock n' roll e a cultura pop. O disco foi na época aclamado pela crítica e serviu para o compositor se transformar numa figura ainda mais influente para outras bandas do rock.

"Bringing It All Back Home" é o quinto álbum de Dylan. Foi gravado em Nova York no estúdio da Columbia Records entre os dias 13 e 15 de janeiro de 1965, poucos meses antes de seu lançamento.

O LP original é dividido num Lado A com som elétrico e 11 músicas e um Lado B com som acústico e 4 canções.

No Lado A, duas músicas de destaque são "Subterranean Homesick Blues", que traz um dos clipes mais copiados da história da música, e "Maggie's Farm". No Lado B, "Mr. Tambourine Man" dispensa comentários e é simplesmente uma das músicas mais conhecidas de Dylan.

O disco está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame. Na época do lançamento, ficou no sexto lugar nas paradas da Billboard e também liderou listas de álbuns do Reino Unido.

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Os 50 anos do álbum ‘Bringing It All Back Home’, de Bob Dylan - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts