Topo

Notas roqueiras: Vivalma, Lavoura, Maquinários...

Combate Rock

27/11/2015 12h00

da equipe Combate Rock

Vivalma (FOTO: NATÁLIA GONÇALVES/DIVULGAÇÃO)

– O Vivalma é uma banda formada por integrantes que são fãs da cultura pop: games, animes, filmes, séries, etc. Pensando em unir essa paixão extra musical com o gosto pelo Prog Metal, o grupo paulistano decidiu criar uma webserie chamada "Prog Metal Version". Nela, a ideia é produzir releituras de trilhas sonoras presentes nessas mídias, trazendo as músicas para o estilo Prog Metal e lançando vídeos temáticos.  Os quatro primeiros episódios (https://www.youtube.com/playlist?list=PLuYFb-weyURYAQiXyx0A8l5S2K9Bz0pi3) representaram quatro diferentes mídias: Os Vingadores (cinema), Metal Gear Solid (games), Dragon Ball Z (animes/desenhos) e Game of Thrones (séries). "Como somos fãs desse universo nerd, acabou sendo bem natural a ideia desse projeto. Podemos dizer que nos sentimos em casa produzindo essas músicas e vídeos", diz o vocalista Marco Petucco. Como resultado dessas primeiras releituras, o Vivalma está lançando, em formato digital, o EP "Prog Metal Version" (http://bit.ly/1PqzlrI) com as quatro músicas. "Achamos fantástico esse mercado de eventos de cultura pop/nerd, e acreditamos que o Prog Metal tem tudo a ver com esse público. O número de visualizações passou de 470 mil, nos dando uma mostra de que o público gostou de nossas releituras", observa o baterista Felipe Abud. "A webserie também é uma forma de expandir nosso público e levar nossas músicas autorais para mais pessoas", acrescenta o tecladista Gus Martins. O EP "Prog Metal Version" sucede o álbum conceitual duplo "Human Effect", lançado em formato digital em 2014. Após sucesso na campanha de financiamento coletivo para a prensagem no Catarse, a versão física foi lançada no mercado em 2015.

– Com quatro álbuns lançados, em 12 anos de carreira, o Lavoura se dedica aos hibridismos entre jazz e música eletrônica. "Photosynthesis", o trabalho mais recente, foi mixado pelo músico e produtor Pipo Pegoraro, com quem o grupo já havia trabalhado no disco anterior, "Nu Steps". O álbum foi lançado de maneira independente em 2014 e este ano pela netlabel japonesa Bump Foot. Atualmente, o grupo vem de dedicando a promover o diálogo com outras expressões artísticas e espaços, tendo se apresentado este ano na Made – Mercado, Arte e Design, em galerias de arte e nas ruas, como no projeto Jazz na Escadaria. O Lavoura também lançou seu festival, o Phuture, na Serralheria, no qual recebeu as bandas Mental Abstrato com participação de Tássia Reis, Marcelo Monteiro Sexteto e os VJs Rica Ramos e PPires e os DJs Dudão Melo e Samuel Subcultura. Septeto de música eletrônica orgânica que se dedica aos hibridismos entre jazz, música brasileira e latina, o Lavoura é um grupo da nova cena de São Paulo que nasce cosmopolita e urbana, dentro dos movimentos de future beats e aliando o diálogo cinemático entre o som e as artes visuais. Ao mesmo tempo, bebe na estética de mestres como Raul de Souza, Eumir Deodato, Moacir Santos, Hermeto Pascoal, Egberto Gismonti, João Donato, Dom Um Romão e Azymuth. Fundado em Bauru, em 2003, e radicado em São Paulo desde 2005, o Lavoura é formado por Paulo Pires (bateria), Caleb Mascarenhas (synths), Fernando TRZ (synths, piano elétrico), Fabiano Alcântara (baixo), Junião (percussão), Marcelo Monteiro (sax, flauta) e Daniel Todeschi (VJ).
– A banda Maquinarios, que atualmente promove o álbum de estreia, "Intacto", fechou parceria com a empresa Cronos Entertainment, uma agência de shows voltada ao Metal. "Vamos montar a turnê de divulgação do 'Intacto' por todo o Brasil e América Latina a partir do ano que vem", diz o baixista Matheus Andrighi. "Serão pelo menos 30 datas que contemplarão a tour do 'Intacto' em 2016. Esperamos correr o máximo possível no Brasil para divulgar o disco", acrescenta. Afora os shows, o grupo pretende já ir preparando o material para o segundo disco. "Faremos essa tour e, a partir do final de 2016, tentaremos nos concentrar no segundo disco", revela Andrighi. "Intacto" foi lançado no dia 23 de julho pela Wikimetal Music em formato digital e pode ser encontrado em todas as plataformas.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Notas roqueiras: Vivalma, Lavoura, Maquinários... - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts