Topo

Ratos de Porão faz show dinâmico e pesado em festival de São Bernardo

Combate Rock

25/08/2015 17h00

Marcelo Moreira

Ratos de Porão encerra o festival de metal em são bernardo (FOTO: MARCELO MOREIRA)

Foram dois anos de tentativas para que o festival anual gratuito de heavy metal de São Bernardo do Campo (ABC, na Grande São Paulo) tivesse um bom público. A edição de 2015, em comemoração aos 462 anos de fundação da cidade, reuniu perto de 4 mil pessoas durante seis horas de muito som pesado no Parque da Juventude Cittá di Marostica, no centro da cidade, mais conhecido como Pista de Skate.

Contribuiu para atrair o público a banda paulistana Ratos de Porão, que nasceu punk e hoje faz um hardcore puxado para o heavy metal extremo, em especial nas novas músicas, que integram o álbum "Século Sinistro", lançado no ano passado.

Entretanto, quem sempre agita bastante é a banda punk Ação Direta, um dos nomes mais fortes do rock do ABC, e que está prestes a completar 30 anos de carreira. O vocalista Gepeto dá uma aula de presença de palco e "tumultuou" o ambiente, no bom sentido, ao colocar a pista lotada para "bangear".

Antes do Ação Direta quatro bandas movimentaram a tarde no Parque da Juventude: Esdrelom, Social Chaos, Eyes of Beholder e Rhegency. O destaque foi o hard'n'heavy bem feito e bem elaborado do Eyes of Beholder, com muito peso, em especial na boa música "Insanity".

Necromancia no festival de metal em são bernardo (FOTO: MARCELO MOREIRA)

Depois da pancadaria do Ação Direta, já no final da tarde, veio o thrash metal condecorado e elogiado de outra banda da região, o Necromancia. Mesmo sofrendo um pouco com problemas no som de sua guitarra, Marcelo "Índio" D'Castro agitou bastante e atacou com vários solos intrincados, como na insana "Under the Gun" e em uma versão ainda mais porrada de "Overkill", do Motorhead.

O Ratos de Porão fechou a noite com um um grande show, pesadíssimo e ultraveloz. Jão conseguiu um timbre de guitarra bem metal para tocar ao vivo, encorpado e denso, formando uma parede sonora com o baixo de Juninho, que estava muito alto.

A sequência de hits foi alucinante e aparentemente quase tirou o fôlego de João Gordo, o vocalista – os destaques foram os de sempre, com "Aids, Pop, Reperessão", "Beber Até Morrer", "Pobreza", "Anarkophobia"", "Crucificados pelo Sistema"…

Sem dar muita bola para efemérides, o Ratos de Porão comemora 35 anos de carreira em alta, com álbum novo e um show bastante redondo, com entrosamento absurdo entre os quatro integrantes. A organização acertou no "headliner" da edição de 2015.

Parque da Juventude lotado no festival de metal e punk de São Bernardo (FOTO: FACEBOOK/PERFIL PISTA DE SKATE SÃO BERNARDO)

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Ratos de Porão faz show dinâmico e pesado em festival de São Bernardo - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts