Topo

Little Will encerra festival de harmônicas e leva o blues a um novo público

Combate Rock

29/07/2015 12h00

Marcelo Moreira

O pátio estava vazio, com algumas crianças brincando e correndo. Os primeiros acordes do violão e da gaita apenas despertaram a curiosidade de poucos que passavam pelo Sesc VIla Mariana no último domingo (26). Nem parecia que ocorreria instantes depois o encerramento de um festival internacional de música.

No entanto, foi só o gaitista, violonista e cantor Little Will parar de afinar os instrumentos e começar a tocar blues tradicional para que o local ficasse abarrotado em menos de dez minutos. E muita gente, por incrível que pareça, foi apresentada ao blues pela primeira vez.

O músico de Santo André foi escalado para encerrar o Encontro Internacional de Harmônicas 2015, realizado pela primeira vez fora do Sesc Pompéia. Tocaram nesta edição Sérgio Duarte, Robson Fernandes e o anfitrião e mestre de cerimônias, Flávio Guimarães, além dos estrangeiros, os norte-americanos David Bernston (gaita) e Little Joe McLerran (guitarra) e pela surpreendente argentina Xime Monzon.

Little Will encerra o festival de harmônicas observado por um novo fã de blues (FOTO: MARCELO MOREIRA)

Excetuando-se as crianças – que adoraram ver um "moço" tocando um violão prateado (dobro) -, mais de 200 pessoas ocuparam quase que totalmente o pátio coberto central do Sesc Vila Mariana para ouvir temas acústicos de Little Walter, James Cotton, Muddy Waters, Big Bill Broonzy, John Hammond Jr e até mesmo Luiz Gonzaga.

Little Will é um músico raro no Brasil atual. Estudioso ao extremo e atento aos detalhes e arranjos de uma maneira obcecada, faz jus ao um de seus mestres, o norte americano Hammond.

Tocando violão corretamente, transforma frases complicadas em melodias extraordinárias na gaita, tudo com uma facilidade revoltante. Justamente por isso conseguiu levantar o público e fazer crianças de dois anos e senhoras de 80 dançarem com as batidas sincopadas das canções de Muddy Waters e Little Walter.

O Encontro Internacional de Harmônicas tem a curadoria de Flávio Guimarães, o mestre dos gaitistas brasileiros e integrante dos Blues Etílicos – com a preciosa assessoria de Little Will e Tiago Cerveira. Entrou definitivamente no calendário de eventos musicais de São Paulo. O próximo passo, agora, é aumentar o númro de atrações e de dias- e, quem sabe, expandir para outras unidades do Sesc em São Paulo.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Little Will encerra festival de harmônicas e leva o blues a um novo público - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts