Topo

Maior 'blueseiro' do Brasil, Cazuza fica cada vez maior no cenário nacional

Combate Rock

07/07/2015 14h37

Marcelo Moreira

Ninguém cantou melhor o blues no Brasil do que Cazuza. A afirmação foi feita nos anos 90 por um querido dono de sebo concorrido em São Paulo, que morreu alguns anos depois. Ele não hesitava em comparar o cantor de rock que tinha sido a voz do barão Vermelho com Elis Regina, a grande voz da música brasileira.

Vinte e cinco anos depois de sua morte, em 7 de julho de 1990, não houve cantor que conseguisse sequer igualar o carioca filho de executivo de gravadora no quesito qualidade vocal e de composição, intensidade de interpretação e carisma. Não dá nem mesmo para o incensado e superestimado Renato Russo.

Roqueiro de raiz, com DNA do cancioneiro nacional, Cazuza encarnou todos os demônios e anjos do show business, comportando-se como diva e como estrela, como músico compenetrado e comprometido, como criança mimada e insegura. Seguiu à risca a cartilha de um astro pop.

Foi meio que por acaso que surgiu com vocalista de uma banda promissora de moleques do Rio de Janeiro. Léo Jaime recusou o convite do amigo Guto Goffi, baterista, e indicou o jovem e tímido Agenor Neto. Quando ele abriu a boca no ensaio do Barão Vermelho, não impressionou pela voz, que nada tinha de espetacular, mas sim pela interpretação e pela postura.

Mesmo inexperiente, tinha um background que foi decisivo para empurrar a banda e as melodias certeiras compostas pelo parceiro e quase alma gêmea Roberto Frejat.

Seu envolvimento com literatura na escola o credenciou para ser um letrista diferenciado no nascente rock nacional dos anos 80, além da habilidade de escolher o parceiro certo na hora certa. Não demorou para ser conhecido como o poeta do rock nacional, com toda a Justiça.

Cazuza cantou rock com tanta intensidade tornou-se grande demais para os conflitos internos do Barão. Com a inevitável partida para a carreira solo, tonou-se imenso, e abraçou com força todas as consequências e os excessos.

O hedonismo e um aparente alcoolismo eram as faces mais visíveis do menino tímido que queria parecer o que não era. Não havia horizonte possível para o intérprete fascinado por mestres da MPB e do samba, com suas histórias tristes e canções mágicas. Elo entre dois mundos quase opostos, pavimentou o caminho para se tornar mito.

A descoberta de que tinha Aids acelerou tudo, todos os processos. A intensidade ficou mais intensa, as interpretações, cada vez mais dramáticas e desesperadas. Era um desespero pungente que evocava certa esperança, como declarou certa vez Caetano Veloso.

A agonia pública do cantor, como retratou de forma pouco elegante a revista Veja, em 1989, era só mais um ingrediente de uma personalidade exuberante e ansiosa diante de um fim próximo. Era inevitável que fosse daquele jeito, com costuma dizer o ex-parceiro Frejat.

Como os ídolos Janis Joplin e (um pouco menos) Jim Morrison (vocalista do The Doors morto em 1971), Cazuza representava rebeldia, transgressão, excesso e decadência, tudo combinado com uma elegância e um jeito próprio de sofrer e de expor o sofrimento. Ou seja, algo totalmente blues. Gente como Billie Holiday e Charlie Parker teria orgulho de tê-lo como parceiro.

O rock nacional perdeu o seu maior ícone há 25 anos e o Brasil, o seu maior cantor de blues. Nos próximos meses o mercado receberá uma enxurrada de relançamentos da carreira solo, do Barão Vermelho e de projetos especiais, como um CD com músicas compostas por vários artistas adaptando letras inéditas de Cazuza. Isso sim é que um verdadeiro tributo a um mestre.

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Maior 'blueseiro' do Brasil, Cazuza fica cada vez maior no cenário nacional - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts