Topo

E o Rush, enfim, chegou lá

Combate Rock

07/07/2015 06h46

Marcelo Moreira

Da esq. para a dir;: Neil Peart, Geddy Lee e Alex Lifeson (FOTO: DIVULGAÇÃO)

A vitória dos nerds, ainda que tardia. O trio canadense Rush acaba de iniciar mais uma parte da turnê de comemoração dos 40 anos de lançamento de seu primeiro álbum, auto-intitulado, e conseguiu um feito que para muitos era impossível: ser capa da icônica revista Rolling Stone.

O mundo é outro, menos gente compra revistas e jornais, mas a publicação demonstra respeito por uma das maiores bandas de todos os tempos e mira um público diferenciado, aquele que ainda consome conteúdo de qualidade em edições impressas, e que geralmente costuma ter mais dinheiro para comprar outros produtos de valor agregado.

O jornalista Alexandre Matias, em seu Blog do Matias, também hospedado no UOL, saudou o acontecimento e fez uma boa análise do que representa o rush na capada mais importante revista de entretenimento dos Estados Unidos e uma breve história da trajetória do trio.

Faz alguma diferença a banda ter conseguido esse tardio reconhecimento? Não importa. É sempre bom ver um nome importante do rock, mas, de certa forma, "undeground", na capa de uma publicação como a Rolling Stone.

CLIQUE AQUI PARA LER NA ÍNTEGRA O TEXTO DE MATIAS

Enquanto isso, o público pode se esbaldar com três lançamentos recentes da banda aqui no Brasil.  O mais simples, mas muitíssimo interessante, é "Spirit of the Airwaves – Live 1980 Radio Broadcast", que traz uma apresentação da banda transmitida por uma emissora de rádio norte-americana naquele ano.

Para os fãs não se trata de uma grande novidade, embora sejam raros os registros ao vivo completos do Rush entre 1978 e 1982. Parte do repertório pode ser ouvido em "Exit… Stage Left", segundo álbum ao vivo oficial do trio, lançado em 1981.

O legal deste lançamento, que já está nas lojas virtuais, é que se trata de um show com ótima qualidade de gravação em com pouca interferência de edição para as correções — os chamados "overdubs".

Para quem esperava uma espécie de melhores momentos dos maravilhosos álbuns "Hemispheres", "A Farewell to Kings" e "Permanent Waves", lançados entre 1977 e 1980, vai se surpreender, porque o material privilegiado aqui é dos quatro primeiros álbuns –  "Rush", "Fly by Night", "Caress of Steel" e "2112", lançados entre 1974 e 1976.

A enorme e maravilhosa suíte "2112" abre o álbum, com sua mistura explosiva de peso, virtuosismo e inteligência. "Xanadu", "Spirit of the Radio" e "Natural Science" representam os anos mágicos de 1977 a 1980, e o restante é a parte mais "porrada", com um hard que influenciou muita gente nos anos 80, como as ótimas "Anthem", "By Tor and the Snow Dog", "Beneath, Between, Behind", "Working Man", "Bastille Day" e "In the Mood".

O outro lançamento é uma megacaixa retrospectiva com seis discos de Blu-ray/DVD. Na verdade se trata de uma reedição de "R40", o box com cinco vídeos lançados em 2008 quando da comemoração dos 40 anos de fundação do Rush.

A novidade deste lançamento, na comparação do realizado seis anos atrás, é a inclusão de um DVD bônus com material raro e inédito, ainda não especificado. Sabe-se, entretanto, que um show interessante de 1974 estará no material – "Laura Secord Secondary School", em Ontario, no Canadá, em 1974.

Além dos discos, um livro com 56 páginas promete mostrar fotos raras que documentam o Rush tocando ao vivo nesses 40 anos. Veja a descrição de "R40":

DVD 1
Rush In Rio
Bonus features: The Boys In Brazil documentary, multi-angle versions of YYZ, O Baterista and La Villa Strangiato; By-Tor And The Snow Dog animation; Anthem (1975 performance)

DVD 2
R30
Bonus features: Interviews; 10 tracks from the Anthem vault; Rush Hits St John's feature; Alex Lifeson Artist Of The Decade interview

DVD 3
Snakes & Arrows Live
Bonus features: Oh, Atlanta authorised bootlegs

DVD 4
Time Machine 2011 – Live In Cleveland
Bonus features: Outtakes; Need Some Love live at Laura Secondary School, 1974; Anthem live in 1976

DVD 5
Clockwork Angels Tour
Bonus features: Limelight soundcheck recording; three additional tracks; Can't Stop Thinking Big documentary; behind the scenes feature; Family Goy; Family Sawyer; The Watchmaker; Office of The Watchmaker

DVD 6
Bonus Disc
Laura Secord Secondary School 1974 – details TBC

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

E o Rush, enfim, chegou lá - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts