Topo

Die Hard rebate perspectiva sombria da Galeria do Rock e mostra vitalidade

Combate Rock

02/07/2015 07h03

Marcelo Moreira

Desde a sua criação, o Combate Rock dedica especial atenção à Galeria do rock, outrora um dos principais centros de venda e difusão de música no mundo – a ponto de ter sido "personagem" de novela da TV Globo e se tornar ponto turístico de São Paulo.

Quando o blog estava hospedado no Estadão.com, publicou em conjunto com o extinto Jornal da Tarde alguns textos com vários aspectos a respeito da galeria, seja como local importante de aficionados da música, como ponto cultural de relevo na cidade e questões mais específicas da administração e do dia a dia.

Como amante da música, frequento o local há mais 30 de anos, e quase todas a pelas mais importantes de meu acervo foram adquiridas nas lojas da Galeria do Rock

Pessoalmente, deploro a virada que o mercado fonográfico deu, e lamento a decadência das lojas que vendem música. O comércio da Galeria do Rock e o da Galeria Nova Barão são raridades hoje na cidade, no país e no mundo, pois ainda vendem música em formatos físicos.

Também lamento a transformação da Galeria do Rock em um shopping de quinquilharias e camisetas de baixa qualidade em detrimento da música, que fez da Galeria do Rock o que ela já foi – e ainda é, em alguns aspectos.

Entrada da Galeria do Rock (FOTO: DIVULGAÇÃO/WIKIPEDIA)

Escrevi vários textos criticando os rumos, aparentemente inexoráveis, do centro comercial. Entretanto, é uma tendência diante da queda de importância da venda física de música, tanto em CD como em DVD. Resta a quem curte música e teve um aprendizado longo com vinis, CDs e DVDs a resignação.

Na semana passada o Combate Rock publicou um texto meu a respeito da situação atual de várias lojas de música na Galeria do Rock. O preço cada vez mais alto dos CDs e DVDs, sobretudo dos importados, aliado à diminuição de consumidores, preocupa em relação ao futuro comercial da venda física de produtos – ano a ano, cada vez mais diminui o número de lojas de música, que já foram 140 nos áureos tempos, do finalzinho dos anos 80 até meados da década seguinte.

Conversando com vários lojistas e funcionários, percebi uma preocupação constante com o futuro do negócio no local. Boa parte das minhas fontes pediu para não ter o nome divulgado. Outras informações foram obtidas em conversas informais com amigos e conhecidos, e por isso suas identidades foram preservadas.

No texto, abordei a questão de que, com estoques altos, preços altos com conta da alta do dólar e uma procura em queda por CDs e DVDs, parte das lojas estaria em vias de, no médio prazo, se tornar meros entrepostos de vendas online ou mesmo depósitos de mercadorias, pura e simplesmente.

Existem ainda cinco gigantes na galeria que fogem um pouco deste panorama, e que possuem estofo para virar o jogo: Baratos Afins, Die Hard Records, Aqualung, Hellion e, em menor escala, Animal Records, que diminuiu seu tamanho, mas não a paixão e o fervor de seu proprietário, conhecido como Carlos "Animal".

Essas lojas provavelmente terão vida mais longa, pois já se tornaram ícones culturais e estão firmes no comércio virtual – podemos aí incluir também a Zeitgeist, em certos aspectos. As demais, entretanto, terão mais dificuldades de fugir do destino que aparentemente será difícil driblar.

Fachada da loja Die Hard, da Galeria do Rock (FOTO: ARQUIVO PESSOAL/FACEBOOK)

Fausto Mucin, um dos proprietários da Die Hard, uma das forças da Galeria e que está completando 15 anos de atividades, leu o texto e ficou alarmado com a premissa do "entreposto". Discordou das teses apresentadas e escreveu um texto nas redes sociais  refutando as perspectivas sombrias que o Combate Rock enxerga, mas sempre da perspectiva do sucesso da Die Hard, que é uma exceção diante do panorama.

O debate é mais do que saudável e, em alto nível, só faz avançar o aprendizado. Além do mais, sou cliente satisfeito da Die Hard e Mucin é um dos bons amigos que fiz no meio musical al longo dos anos.

Combate Rock mantém as informações publicadas ao longo de um período de apuração, mas publica na íntegra o texto de Fausto Mucin com o exemplo da Die Hard, que simbolizaria um panorama de mais otimista para o comércio de música em produtos físicos, seja online na própria galeria. Leia o texto de Mucin, da Die Hard, e tire as próprias conclusões. Ao final do texto, o link do texto original:

A Die Hard tem clientes dentro da loja em mais de 70% do tempo, e, destes, mais de 90% compram. Nossas vendas pela internet representam mais de 75% do volume total de vendas, mas achamos isso óbvio, uma vez que, pela internet, atingimos o Brasil todo. O Angra – "Secret Garden", aqui está R$ 25,00, o Led Zeppelin – "Physical Graffiti"m custa R$ 125,00.

Crescemos nestes anos, e estamos, desde outubro do ano passado, em nossa sede própria, se fosse como a matéria disse, teríamos ficado em nosso escritório/estoque que é próximo à Galeria, e não investido tanto.

A matéria tem razão quanto à descaracterização da Galeria nos últimos anos, mas não concordamos com o conteúdo sobre lojas de CDs, somos prova viva do contrário, e, em tempo, as vendas de vinis cresceram mais de 300% (trezentos por cento) nos últimos dois anos, tivemos que mandar fazer um móvel para os acomodá-los, e alterar o lema da loja de Die Hard Rock'n'Roll CDs para Die Hard Classic Rock and Heavy Metal Collectibles.

A crise financeira atinge a todos, mas a crise na Galeria do Rock, cremos, tem menos a ver com isso, talvez a descaracterização pela qual passou nos últimos anos tenha trazido a conta só agora, e as lojas que ainda estão aqui, e são muitas, ainda a maior concentração que conhecemos, se não tivessem seu valor perante o público, já teriam falido como tantas outras.

Somos fãs do autor do texto, que, inclusive é nosso cliente e amigo, e já fez matérias conosco, mas nos sentimos compelidos a publicar este comentário para esclarecimento dos leitores e, inclusive, esclarecer ao Marcelo. Desculpe se houve inconveniência. 

Fausto Mucin – gerente

Clique aqui e leia o texto "Entreposto, ou depósito de mercadoria cara: o dilema da Galeria do Rock"

Comentários

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Die Hard rebate perspectiva sombria da Galeria do Rock e mostra vitalidade - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts