Topo

Kiko Loureiro no Megadeth devasta o Angra e pouco acrescenta ao rock BR

Combate Rock

02/04/2015 19h20

Marcelo Moreira

Três semanas atrás o programa de web rádio Combate Rock recebeu nos estúdios da Rádio UOL o baixista Felipe Andreoli, do Angra, que concedeu longa entrevista a respeito do futuro da banda brasileira e do ótimo momento vivido com o lançamento recente do álbum "Secret Garden".

Elogiado no mundo todo, o CD abriu novas e imensas possibilidades à banda brasileira, hoje um dos nomes mais importantes do prog metal, e ainda mais diante da sequência complicada de problemas que enfrentou ao longo de 23 anos, seja com troca de integrantes, seja com desavenças com empresários.

A recente confirmação de Kiko Loureiro como novo guitarrista do Megadeth, em parceria com o Dave Mustaine, o dono da banda, coloca em xeque os planos do Angra para 2015.

Durante a gravação do programa Combate Rock, Andreoli não tocou no assunto, embora os boatos de que Loureiro seia o novo guitarrista do Megadeth fossem fortes. Fora do ar, o baixista até brincou com a boataria, mas evitou estender o assunto.

O blog Combate Rock apurou na semana passada que Kiko Loureiro realmente estava mantendo contatos com o pessoal do Megadeth, até então restrito a Mustaine como guitarrista e vocalista e Dave Ellefson, como baixista.

Havia uma certeza entre amigos do músico brasileiro e de profissionais que tinham estreia com relação com o Angra: Loureiro, que mora em Los Angeles atualmente com a esposa finlandesa a filha, vive a poucos quarteirões de Mustaine e que ao menos participaria de algumas músicas do novo álbum.

Dias depois, as informações começaram a ganhar forma, com a confirmação do baterista Chris Adler e a "suposta definição dos candidatos à vaga de segundo guitarrista".

Um músico importante brasileiro, que pediu para não ser identificado, disse que tinha certeza que Loureiro faria o disco novo inteiro do Megadeth, segundo informações que teria recebido de dentro do estafe do Angra.

Ontem, dia 1º de abril, Rafael Bittencourt, guitarrista e líder do Angra ao lado de Loureiro, passou a tarde desmentindo boatos de que o Angra tinha acabado ou que estava "dando um tempo". Até então, não passava de uma pegadinha de Dia da Mentira no Facebook.

  • Divulgação

    Megadeth publica foto de Kiko Loureiro ao lado de Dave Mustaine

O empresário do Angra, Paulo Baron, mexicano radicado no Brasil e tono da empresa Top Link, informou à reportagem do UOL que a agenda do Angra para 2015 está mantida, inclusive uma turnê mundial para divulgar "Secret Garden".

O fato é que a nomeação de Kiko Loureiro para o Megadeth colocou uma gigantesca interrogação no futuro do Angra. Seja apenas como guitarrista de estúdio para o novo álbum ou como integrante oficial, do fato, o guitarrista brasileiro sobe de patamar e forçosamente, em um primeiro momento, deixa o Angra em segundo plano.

Qual a importância da entrada de Loureiro para o grupo de Mustaine? Para o brasileiro, é um sonho, sem dúvida, ainda que se concretize tarde demais, de certa forma.

Para o Megadeth, Loureiro será apenas mais um nome a aparecer na biografia da banda, que enfileira Chris Poland, Marty Friedman, Chris Broderick, Al Pitrelli… será somente mais um, ocupando o cargo temporariamente.

Para o rock brasileiro, nada acrescenta, afora talvez o fato de que Loureiro será o primeiro brasileiro de fato a fazer parte, de forma oficial, de uma banda importante do cenário internacional. André Matos no Symfonia, Heitor TP, no Simply Red, Fabrício Ravelli, no Hirax, e alguns outros brasileiros fizeram bonito em outros conjuntos – e agora temos Aquiles Priester na banda alemã Primal Fear.

No Angra, a perda, caso se concretize, será devastadora, já que Bittencourt e Loureiro foram os grandes artífices da sobrevivência do Angra após as saídas traumáticas de André Matos, Luís Mariutti, Ricardo Confessori, Aquiles Priester e Edu Falaschi. O Angra conseguirá superar a saída de um de seus mentores e donos?

Leia mais no UOL clicando aqui.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Kiko Loureiro no Megadeth devasta o Angra e pouco acrescenta ao rock BR - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts