Topo

Joe Bonamassa homenageia Muddy Waters e Howlin' Wolf em novo DVD

Combate Rock

01/04/2015 06h55

Marcelo Moreira

O cidadão é um nerd, um workaholic assumido, mas adquiriu uma posição invejável no mercado aos 37 anos de idade: pode fazer o que quiser, com quem quiser, tudo sem dar a menor satisfação. E lança quando achar melhor. O guitarrista norte-americano Joe Bonamassa é de uma competência absurda, e tudo o que toca parece que vira ouro. Desta vez o incansável coloca nas lojas "Muddy Wolf at Red Rocks", fantástico DVD ao vivo.

Menos de um ano depois de lançar o elogiado álbum "Diffrerent Shades of Blue" e um ano e meio depois de cometer o desatino de lançar quatro DVDs duplos com os shows de sua passagem por quatro casas de shows de Londres em 2013, o novo trabalho explicita algo que é muito comentado no meio musical: Bonamassa parece incapaz de gravar e lançar algo ruim.

O novo DVD foi registrado em um lugar bastante especial: o anfiteatro rochoso de Red Rocks, no Colorado, quase no coração dos Estados Unidos, espaço que se tornou icônico depois que o U2 gravou ali, em 1983, o seu primeiro registro ao vivo em áudio e vídeo, "Under a Blood Red Sky".

Inquieto e criativo, o guitarrista revisita algumas de suas principais influências no blues e foca o repertório em músicas que se tornaram hinos nas vozes de Muddy Waters e Howlin' Wolf, dois dos mais aclamados bluesmen de todos os tempos.  Perfeccionista, cuidou de cada detalhe das músicas e de cada arranjo, em um procedimento meticuloso. Para isso, só uma banda de feras poderia ser recrutada.

O astro da bateria Anton Fig volta a trabalhar com Bonamassa, assim como o respeitado tecladista Reese Wynans, que integrou a Double Troube, de Stevie Ray Vaughan. Temporariamente, o fiel baixista Carmine Rojas dá lugar a outra lenda do blues de Chicago, Michael Rhodes. Na gaita, um virtuose do instrumento, Mike Henderson.

Alguns hinos ganham peso e ficaram bem mais encorpados, como "Killing Floor", "How Many More Years" e "Spoonful". Já em "You Shook Me" (clássico de Willie Dixon imortalizado por Waters e também pelo Led Zeppelin e pelo Jeff Beck Group) e "I Can't Be Satisfied" o guitarrista é mais reverente, mas com um feeling impressionante, em especial nos solos. "Double Trouble" e "My Home Is On the Delta" também são imperdíveis.

O final do show é reservado a músicas mais recentes de sua carreira solo, além da indefectível "The Ballad of John Henry", o seu maior sucesso em carreira solo, assim como "Sloe Gin". do álbum novo, "Hey Baby (New Rising Sun)", de Jimi Hendrix, ganha uma versão mais grooveada, enquanto que a bela "Love Ain't a Love Song" soa mais rápida e pesada.

O DVD ainda não tem data para ser lançado no Brasil, mas tudo indica que terá o selo da Voice Music por aqui, a mesma distribuidora dos quatro DVDs duplos gravados em Londres e do mais recente CD de Bonamassa. Que venha logo a versão nacional.

 

 

 

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Joe Bonamassa homenageia Muddy Waters e Howlin' Wolf em novo DVD - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts