Topo

Robin Trower, um mestre da guitarra, faz 70 anos

Combate Rock

15/03/2015 20h23

da equipe Combate Rock

O guitarrista inglês Robin Trower, que completou 70 anos nesta semana, foi a alma do Procol Harum nos anos 60 e 70 e foi um dos gigantes da guitarra com toque blues. Prolífico, mantém uma carreira solo de bom nível há 40 anos, como podemos observar em seus álbuns com Jack Bruce e no mais recente, o recém-lançado "Something's About to Change".

Especificamente, seu maior sucesso recente foram os álbuns "Seven Moons" e "Seven Moons" Live, de 2011, com o amigo de longa data Jack Bruce, morto no ano passado. O bom gosto nos timbres e os fraseados furiosos estão lá, cobertos por uma base sólida e habilidosa do baixista.

Apesar de excelente instrumentista, foi descoberto tarde, em 1967, quando entrou no Procol Harum após o anos no fraco trio The Jam – não confundir com o trio de Paul Weller, dos anos 70.

Na banda liderada pelo tecladista Gary Brooker foi o responsável pelo desenho melódico das intrincadas composições que beiravam o rock progressivo. O hit mundial "A Whiter Shade of Pale" obscureceu o talento do grupo, de Brooker e de Trower, que eram muito mais do que aquela música sugeria.

Foram seis álbuns no Procol Harum, até que em 1972 decidiu formar a Robin Trower Band, em movimento semelhante ao de Rory Gallagher, na mesma época, quando saiu do Taste.

O resultado disso foi a obra-prima "Bridge of Sighs" (1974), gravado ao lado de Frankie Miller (vocais), Clive Bunker (bateria, ex-Jethro Tull) e James Dewar (baixo). Quem puder, escute esse álbum, é item obrigatório em qualquer coleção.

Aproveitando o aniversário do extraordinário Robin Trower, o site da ótima revista de rock Poeira Zine traz uma entrevista com ele feita há algum tempo pelo jornalista Bento Araújo. Clique aqui para ler a entrevista.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Robin Trower, um mestre da guitarra, faz 70 anos - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts