Robin Trower, um mestre da guitarra, faz 70 anos
Combate Rock
15/03/2015 20h23
da equipe Combate Rock
O guitarrista inglês Robin Trower, que completou 70 anos nesta semana, foi a alma do Procol Harum nos anos 60 e 70 e foi um dos gigantes da guitarra com toque blues. Prolífico, mantém uma carreira solo de bom nível há 40 anos, como podemos observar em seus álbuns com Jack Bruce e no mais recente, o recém-lançado "Something's About to Change".
Especificamente, seu maior sucesso recente foram os álbuns "Seven Moons" e "Seven Moons" Live, de 2011, com o amigo de longa data Jack Bruce, morto no ano passado. O bom gosto nos timbres e os fraseados furiosos estão lá, cobertos por uma base sólida e habilidosa do baixista.
Apesar de excelente instrumentista, foi descoberto tarde, em 1967, quando entrou no Procol Harum após o anos no fraco trio The Jam – não confundir com o trio de Paul Weller, dos anos 70.
Na banda liderada pelo tecladista Gary Brooker foi o responsável pelo desenho melódico das intrincadas composições que beiravam o rock progressivo. O hit mundial "A Whiter Shade of Pale" obscureceu o talento do grupo, de Brooker e de Trower, que eram muito mais do que aquela música sugeria.
Foram seis álbuns no Procol Harum, até que em 1972 decidiu formar a Robin Trower Band, em movimento semelhante ao de Rory Gallagher, na mesma época, quando saiu do Taste.
O resultado disso foi a obra-prima "Bridge of Sighs" (1974), gravado ao lado de Frankie Miller (vocais), Clive Bunker (bateria, ex-Jethro Tull) e James Dewar (baixo). Quem puder, escute esse álbum, é item obrigatório em qualquer coleção.
Aproveitando o aniversário do extraordinário Robin Trower, o site da ótima revista de rock Poeira Zine traz uma entrevista com ele feita há algum tempo pelo jornalista Bento Araújo. Clique aqui para ler a entrevista.
Sobre os Autores
Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.
Sobre o Blog
O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br