Topo

Rápido panorama do metal nacional - 11

Combate Rock

11/03/2015 16h03

Marcelo Moreira

Addicted to Pain – Quatro músicos conhecidos de São Paulo se deram tão bem ao acompanhar Warrel Dane (ex-Nevermore) em turnê pelo Brasil em 2014 que resolver montar um projeto ousado e instigante. "Queen of All Lies" é um EP de alta qualidade que contou com a produção sempre precisa e esmerada da dupla Brendan Duffey e Adriano Daga, estúdio Norcal. O EP é um aperitivo de heavy metal tradicional com muita técnica e peso, explorando bastante os solos de guitarra e o vocal bem azeitado de João Paulo Pretti, vocalista e tecladista. Completam o time o guitarrista Thiago Oliveira (Seventh Seal), o baixista Fábio Carito (Shadowside e Suprema) e o baterista Marcos Dotta (Skin Culture), mais a participação especial de Junior Carelli (Noturnall). Que venha logo o álbum completo.

Imbyra – O álbum desta banda foi muito aguardado, mas demorou demais para sair e a expectativa se dissipou aos poucos. Capitaneado pelo experiente baterista Fabricio Ravelli(ex-Hirax, ícone thrash da Califórnia), o grupo mostra em "The Newborn Haters" uma qualidade absurda de produção e execução, como era de se esperar, mas ele difere bastante do álbum anterior, "I Now Proclaim". A associação com alguns trabalhos mais recentes do Paradise Lost é imediata, mas o Imbyra mostra personalidade e vai além do doom e do death sombrio e tenebroso. Houve mudanças na formação, mas que aparentemente impulsionaram a banda para um som bem mais pesado, remetendo em algmas passagens ao Candlemass. É de se louvar a coragem de Ravelli, baterista dos bons, ao trocar de instrumento e assumir guitarra e vocais, à la Dave Grohl no Foo Fighters. "Buried Hours" e "I'm Your Hell" são excelentes e as melhores do álbum.

Amen Corner – Black metal de primeira linha, a tradicional banda curitibana mostra novos conceitos e um som moderno e aceleradíssimo em seu novo trabalho "Christ Worldwide Corporation". As mudanças na formação adicionaram uma qualidade técnica no instrumental, cada vez mais pesado, e os temas antirreligiosos e anticristão ganham força em letras mais bem elaboradas. Continua no primeiro time do black nacional, e este trabalho reforça essa posição.

Silver Mammoth – "Pride Price" é o mais recente trabalho desse quarteto de São Paulo já com uma boa estrada. Classic rock quase hard, a banda faz um arroz com feijão bem azeitado e despretensioso e agrada. As músicas têm um instrumental coeso, mas sem grandes elaborações, com a guitarra assumindo a predominância em todos os temas – até demais, deixando o baixo em posição pra lá de coadjuvante. "Pride Price" é um trabalho agradável e bem honesto, mas a falta de ambição nas composições e arranjos deixa a impressão de faltam coisas que poderiam melhorar o desempenho geral.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Rápido panorama do metal nacional - 11 - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts