Topo

Rock in Rio, Metallica, Whitesnake e mais do mesmo de sempre

Combate Rock

26/02/2015 07h00

Marcelo Moreira

O Rock in Rio acaba de criar uma nova categoria de atrações: os artistas residentes ou permanentes. Só isso é capaz de explicar a escalação do Metallica para a nova edição de 2015, a sexta participação do ícone thrash norte-americano. Agora só faltam Iron Maiden e Guns N'Roses para completar o time das atrações "fixas".

Ainda que entendamos que o festival é gigante e precisa dar lucro e gerar renda para se pagar – e manter o nome;marca em alta -, a opção cada vez se consolida: artistas populares que garantem público, mesmo que para isso seja necessário repetir incessantemente as atrações.

Assim como o Monsters of Rock preferiu investir nos mesmos de sempre – Ozzy Osbourne, Kiss, Motorhead, Judas Priest -, o Rock in Rio, a cada edição muito menos rock, apostou no certo e no de sempre. Ousadia, audácia, criatividade, inventividade? Esqueça, isso ocorreu nas duas primeiras edições. Mais do mesmo e assim será até o final dos tempos, para desgosto de muitos.

E o que dizer então do Whitesnake anunciando um álbum de "versões" (covers) para breve? Ah, mas não será um álbum qualquer de covers quaisquer. a banda liderada por David Coverdale resolveu gravar algumas músicas do… Deep Purple! E músicas dos álbuns "Burn", "Stormbringer" e "Come Taste the Band", lançados entre 1974 e 1976, justamente quando Coverdale era o vocalista principal do Purple. Então quer dizer que ele vai fazer covers de si mesmo?

Mais do que inexplicável, é insano pensar que uma das grandes bandas de hard rock de todos os tempos vai manchar sua carreira como uma iniciativa estapafúrdia dessas. E nem se trata de de especular sobre a qualidade eventual do material. O que se questiona é o porquê de se desperdiçar tempo de estúdio e dinheiro para regravar músicas do Deep Purple.]

Uma coisa é fazer isso em shows, dedicar parte de uma apresentação à íntegra de um álbum ou a música de uma banda, como o Gov't Mule, a sensacional banda de blues rock norte-americana, faz de modo brilhante. Se o Whitesnake fizesse isso, ao vivo, faria algum sentido. Mas gravar covers de si mesmo, como é o caso presente do Whitesnake?

Vexame menor é do Scorpions. Motivo de piada depois de anunciar uma "turnê de despedida", mas sem despedida, a banda alemã aparentemente esqueceu de acabar e acaba de lançar um novo álbum com músicas inéditas. Apenas razoável, "Return to Forever" ("Volta para Sempre, na tradução; será uma ameaça?) ao menos mostra uma tentativa de produzir algo diferente e inédito. Ainda que o resultado seja aquém do esperado (e é), os alemães arriscaram. Merecem alguns elogios por isso.

Escute e veja abaixo "Stormbringer", a nova versão de um clássico do Deep Purple, agora com o Whitesnake. Em seguida, ouça o álbum novo inteiro do Scorpions, que foi disponibilizado na íntegra pela banda no YouTube.

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Rock in Rio, Metallica, Whitesnake e mais do mesmo de sempre - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts