Topo

Foo Fighters, uma grande farsa do rock

Combate Rock

22/11/2014 22h07

Dum de Lucca – do site Jukebox

O novo lançamento do Foo Fighters, "Sonic Highways", banda capitaneada pelo "cara mais legal do rock", Dave Grohl, escancara uma história de muito marketing, moda, e maximiza o quanto a cena rocker empobreceu, criando mitos e lendas que têm a consistência de uma geleia. Grohl apostou todas as suas fichas no rock carnal, pós-punk, rápido e fácil.

Lançou oito álbuns, desde 1995, abastecendo as viúvas do Nirvana com algo parecido, mas longe de ser original (o que não é nenhum problema), além de ter frequentado as listas dos álbuns mais vendidos e amealhado alguns prêmios. Criações para programas de TV, participações em projetos com nomes como John Paul Jones, do "Led Zeppelin", e com o "Queens of The Stone Age", entre outros, sempre estiveram na pauta dele.

O vocalista/baterista/guitarrista acendeu através do Nirvana e todo hype criado em torno do épico grupo de Seattle, as portas de sua virtuosa inteligência e faro para os negócios. Hoje ele se assemelha muito a Gene Simmons, do Kiss, ou seja, virou uma máquina de ganhar dinheiro. É proibido? Não! O que incomoda é vender a imagem de alternativo, diferente e talentoso, pois o americano foi engolido pelo mainstream faz tempo, mas ainda posa como a última bolacha do pacote underground. E, se o Nirvana musicalmente já era duvidoso, apesar da indiscutível balançada que provocou na cena rocker, o Foo Fighters é um engodo que satisfaz pela metade, ou muito pouco. Bandas como, por exemplo, o Dinosaur Jr e o Temples, são infinitamente mais consistentes e inteligentes do que o FF. Tanto pelo talento dos músicos como pelas composições, linhas melódicas, harmonias e punch.

Em "Sonic Highways", o oitavo trabalho do grupo, o FF desceu a ladeira perdendo o maior trunfo que tinha, sua identidade. Grohl, na esteira do documentário que produziu em 2013 sobre o lendário estúdio "Sound City", por onde passaram Fleetwood Mac, Nirvana e Nine Inch Nails, apostou em uma cartada mais ampla, mais rendosa e bem mais midiática. Gravar o álbum em oito cidades de grande valor para a história da música dos EUA, Chicago, Nashville, Austin, Nova Orleans, Nova York, Los Angeles, Washington e Seattle, e recheá-lo de participações especiais como Joan Jett, Buddy Guy, Willie Nelson e Josh Homme. Ao mesmo tempo, registrou as sessões, colheu depoimentos e produziu o documentário – "Foo Fighters: Sonic Highways"-, de cunho pretensamente antropológico. O doc. pode ser conferido em oito capítulos a partir de 30 de novembro no canal a cabo BIS.

Banda

O trabalho em si tenta de forma desastrada, como nas canções "Congregation", "Something for Nothing", "In The Clear" e "Subterranean" enveredar pelo Classic Rock. E, se a banda não tem a mínima vocação e talento para ir adiante nesse tom, Grohl escolheu as piores matizes e clichês do Classic Rock como inspiração. E mesmo as tentativas de inesperadas mudanças de dinâmicas não convencem, pois soam como o rock de arena em seu pico pré-MTV. Claro que muitos vão gostar, mas é evidente para mim que a tentativa de flertar com o Classic Rock, e "tentar evoluir" em sua musicalidade, foram dois tiros nos pés.

Fãs admitem tudo, e por isso são fãs, mas Grohl parece perdido em seu "Sonic Highways". A única certeza que ele parece ter é que sua conta bancária vai engordar. Errado? Não! Ele sabe muito bem a linha tênue entre ser infalivelmente consistente e implacavelmente estereotipado, e tem tentado fornecer a cada novo disco uma nova narrativa. Ironicamente, na experiência de explorar a mística das cidades mais célebres da América, o Foo Fighters desmistifica completamente o seu próprio processo criativo, efetivamente transformando o projeto "Sonic Highways" em um experimento frustrado ao tentar se reinventar.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Foo Fighters, uma grande farsa do rock - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts