Topo

Rápido panorama do metal nacional - parte 5

Combate Rock

23/10/2014 07h00

Marcelo Moreira

– D.I.E. – O excesso de bandas misturando hardcore com metal saturou o mercado nos últimos anos, ainda mais quando a maioria, tanto no Brasil como no exterior, passou a privilegiar o barulho e a gritaria, não dando muita bola para a qualidade das composições. Após um período em baixa, eis que surge o energético D.I.E. quebrando tudo. Seu EP de estreia, auto-intitulado, abusa da desgraceira, mas com bastante atenção aos riffs de guitarra, pesados e intensos. É uma avalanche sonora que surpreende. É outra banda que tem potencial para lançar excelentes trabalhos.

– Hardballz – "World Wild Web" é quase um trocadilho bem sacado no trabalho interessante de Marcelo Val, guitarrista com passagem pelo Imago Mortis. Gravou todos os instrumentos e conseguiu impregnar de personalidade o seu hard setentista. A produção não é precária, mas evidencia claramente que se trata de um trabalho quase artesanal, o que não é ruim. "Evilized" e "Face the Truth" são pesadas e intensas, com boa dose de virtuosismo nas guitarras.

– Bards and Cosairs – Folk metal é outra área pantanosa no Brasil. Se Tuatha de Danann e Lothloryen se deram bem, outros seguidores não tiveram o mesmo destaque. "Paganus Saga" é um EP coeso e coerente, com detalhes de arranjos bem construídos e primorosa execução em algumas músicas, embora a produção não seja das melhores. "Barkokebas the Brave" é destaque, com bandolins e outros instrumentos pouco usuais.

– Angry – Thrash metal curto e grosso, sem muita firula, "Future Chaos" abusa um pouco das guitarras saturadas mas nada que inviabilize o trabalho de boa qualidade da banda. Não espere nenhuma originaidade: é pau puro, com uma sonoridade oitentista bem definida. Os músicos se mostraram competentes e com potencial para criar bons álbuns, mas para isso precisarão ser mais ousados.

– Parallax – Grupo santista aparece com um trabalho de boa qualidade, versátil e variado. "Safe and Sound" tem momentos poderosos que misturam progressivo, hard rock com pitadas de pop e momentos bem pesados, como "Lions and Lambs". Fica um pouco difícil enquadrar o Parallax, mas isso não é empecilho para apreciar um bom trabalho de metal nacional.

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Rápido panorama do metal nacional - parte 5 - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts