Topo

Rápido panorama do metal nacional - parte 4

Combate Rock

20/10/2014 07h00

Marcelo Moreira

– HellArise – Death/ thrash com melodia e um vocal feminino. Os preconceitos intrínsecos nas mentes metaleiras imediatamente diriam que não pode dar certo, apesar do sucesso do Arch Enemy na Europa. O conceito vai ter de mudar após o bom EP da banda HellArise, "Functional Disorder", onde a vocalista Flavia Momietari mostra competência e não decepciona, dosando bem a agressividade. Embora não seja original, o som da banda é consistente, o que faz com que o HellArise seja um grupo diferente no atual cenário metálico brasileiro. Vale a audição. 

– Kyhary – Thrash metal em português costuma ser uma área pantanosa, não só pela dificuldade de composição como pelos riscos que embute – como ser confundida com uma banda de hardcore. Com uma produção muito boa, o Kyhary passou no teste e fez de "Inocência, Escolhas… Fim" um trabalho consistente, enérgico e bem tocado. Lúgubre e sombria, a obra agrada pelos riffs precisos e pela velocidade. Destaques para as músicas "Não Há Mais Volta" e "Pekoj".

– Detonator – Bruno Sutter foi um dos bons apresentadores da antiga MTV. Músico com bons recursos e ótimo cantor, fez parte do Massacration, banda-paródia eu fez algum sucesso entre o final dos anos 90 e meados dos anos 2000 – e foi bem-sucedida em algumas piadas. Como grupo musical, o Massacration era uma grande piada, e era assim que deveria ser entendido. Como Detonator, o então vocal do Massacration, Sutter segue a mesma linha no CD "Metal Folclore – The Zoeira Never Ends", ou seja, apostando em paródias e piadas. Cantando em português, aborda o folclore nacional, com as míticas figuras de Saci Pererê, Mula Sem Cabeça e outras. A base instrumental é interessante, mas o climão não muda: como piada é muito legal, mas como metal mesmo deixa a desejar. Alguns amigos dão uma força, como Rafael Bittencourt (guitarra, Angra), João Gordo (vocal, Ratos de Porão), Thiago Bianchi (Noturnall) e Ricardo Confessori (ex-Angra), mas é difícil encontrar algo com alguma originalidade – e nem era essa a intenção. Embora mereça a audição como curiosidade, fica aqui a definição dada ao Massacration: funciona como piada, nem tanto como música.

– Burlesca – Hard rock competente e bem feito, mas sem novidades. Assim como alguns dos concorrentes, canta em português e segue a linha Aerosmith-Guns N'Roses-Skid Row-Poison, bem ao estilo de Sioux 66 e Kiara Rocks, entre outros. O EP "Reflexo Inverso" ganha pontos em energia e na boa execução, mas as músicas são básicas, sem ousadia e variedade. A faixa-título é a mais potente, com riffs fortes e pesados. Já "Porta Aberta" é a indefectível balada e nada acrescenta, ao contrário das movimentadas "Ver de Novo" e "Deu a Hora".

– X-Empire – Banda formada por dois produtores muito competentes, Michel Marcos e Rogério Oliveira, que fizeram o EP "End of Times". As músicas são bastante pesadas e bem construídas, em um power metal com referências europeias. "Fallen" e "Warcry" às vezes lembram Stratovarius dos anos 90, mas com uma sonoridade mais moderna.Ouça também "Scars from the Past", rápida e pesada, com ótimos solos de guitarra. 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Rápido panorama do metal nacional - parte 4 - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts