Topo

O que os Racionais MC's tem a ensinar ao rock brasileiro?

Maurício Gaia

02/10/2014 07h00

Marcelo Moreira, integrante deste Combate Rock, frequentemente aborda o tema – o isolamento que a cena rock se encontra no Brasil. Bandas tem pouco espaço para tocar, pouca divulgação, poucos shows, pouca visibilidade. Aí, pego e olho para um grupo como Racionais MC's, que é um dos mais populares e cultuados do país e me pergunto: o que eles podem nos ensinar?

Racionais MC's no palco (Foto: Extraída do filme "O Rap pelo Rap"/Divulgação)

Os Racionais, que estão completando 25 anos de estrada, não tem uma discografia extensa, sempre por gravadora independente ou selo próprio – ao contrário, seu último álbum foi lançado em 2002 (existe a promessa de um novo lançamento neste ano). Eles se recusam sistematicamente a sair na grande mídia – individualmente, Edy Rock e Ice Blue estiveram em programas da TV Globo, mas os Racionais, como grupo, sempre recusaram os convites da emissora (e de outras também – a única exceção foi a MTV, mas ainda assim a atitude foi de confronto, não de confraternização).

O que explica o sucesso dos Racionais, e é neste ponto que o rock brasileiro erra, é que, além do talento, eles se preocupam em estar conectados com o público. As letras falam de uma coisa que o ouvinte, principalmente nas periferias urbanas do país, conhece de cabo a rabo. E se identifica com estas letras. Da mesma forma, o jovem classe média também, mesmo que forma enviesada, entende e canta "Negro Drama", como se fosse ele o personagem da música. A vida da quebrada faz mais sentido do que qualquer fábula sem pé nem cabeça com fadas, duendes e elfos, não?

Um dos motivos do rock ter estourado no panorama brasileiro nos anos 80 foi que surgiu uma geração talentosa de artistas que cantava algo com que o público se identificava. Além da quebradeira econômica que fez com que os investimentos de gravadoras se reduzissem drasticamente, outra coisa que fez com que o rock nacional fosse colocado de lado foi que muitos destes artistas deixaram de se comunicar com o público. Hoje em dia, o pagode, o rap e até o neo-sertanejo (calcado no country moderno americano, com pitadas de brega e pagode) são mais conectados à realidade do jovem urbano do que o rock, de uma forma geral.

Emblemático é o caso de uma banda que conseguiu muito sucesso nos anos 2000: Los Hermanos. De cara, em seu primeiro álbum, produziram um hit que, ainda por cima, recebeu até uma versão em inglês, na qual ninguém menos que George Harrison se dignou a sair de casa com sua guitarra para gravar um solo. Depois disto, a banda passou sistematicamente a se recusar a tocar a tal música em shows e começou a fazer um som auto-indulgente e pretensioso que só o seu fiel fã-clube acompanhava. Tirando estes fãs, quase ninguém mais se lembra de Los Hermanos, ainda bem.

A busca pelo sucesso não é fácil, ainda mais quando não se busca o sucesso fácil. Mas no caso dos Racionais MC's, sem concessões ao mercado, sem aparições no Fantástico, o sucesso popular e reconhecimento artístico veio. Além do talento, bastou estar conectado ao seu público. Este tipo de conexão ou compreensão é o que mais falta à maior parte das bandas brasileiras.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

O que os Racionais MC's tem a ensinar ao rock brasileiro? - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts