Topo

A Guerra Civil Norte-Americana, na visão do Iced Earth

Combate Rock

07/09/2014 22h22

Marcelo Moreira

Aulas de história em letras de música pesada não são exclusividade do Iron Maiden e do Grave Digger. Uma excelente banda norte-americana também investe neste filão com resultados muito bons, com uma legião de fãs fiéis nos Estados Unidos e na Europa.

O Iced Earth, banda liderada pelo guitarrista Jon Schaeffer e que teve o vocalista Matt Barlow, praticamente só lançou álbuns conceituais em sua carreira, não necessariamente contando uma história única.

O auge do trabalho meticuloso de letras históricas ocorreu em 2004 com a chegada do vocalista Tim Owens, que substituiu Barlow, então mais interessado em se tornar policial e assessor jurídico em Nova York. "The Glorious Burden" é uma obra-prima do rock pesado, com a guitarra assumindo a frente no lugar dos teclados e conduzindo dez temas relacionados a guerras.

"Waterloo" faz um relato conciso da batalha que selou o destino de Napoleão e da França no século XIX, quando foi derrotado na cidadezinha belga pelos ingleses em 1815. "Attila" narra a trajetória do general cartaginês Átila, o Huno, que ameaçou o Império Romano mais de cem anos antes de Cristo.

"Red Baron/Blue Max" é uma homenagem a um ás da aviação militar da I Guerra Mundial, o alemão Manfred von Richthofen, o célebre Barão Vermelho, considerado o melhor piloto militar de todos os tempos e que morreu em abril de 1918, ao ser abatido sobre a França por um aviador canadense.

"The Reckoning" é um tributo aos soldados americanos mortos ao longo de várias batalhas na história, em especial a a Guerra de Independência dos Estados Unidos, entre 1775 e 1780, e também nas guerras modernas do final do século XXI.

O melhor no entanto não está no CD normal, mas no CD extra que algumas edições europeias e japonesas trazem – e que depois foi lançado nos Estados Unidos. "Gettysburg 1863" é uma faixa de mais de 40 minutos de duração, dividida em três partes – "The Devil to Pay", "Hold at All Costs" e "High Water Mark".

Com uma variação incrível de andamentos e subdivisões em pequenas suítes, a longa faixa narra o desfecho da Batalha de Gettysburg, em 1863, considerada o ponto culminante da Guerra Civil norte americana (1861-1865), onde os exércitos confederados, chamados sulistas, foram derrotados pelos soldados da União, alterando a favor desta os desdobramentos da guerra.

Usando com parcimônia efeitos sonoros especiais, o Iced Earth consegue ddramatizar de modo exemplar um dos acontecimentos mais tenebrosos da história, com uma letra inteligente e concisa. Entretanto, mérito imenso para Tim Owens, ex-vocalista do Judas Priest, que conseguiu interpretar de forma magistral as ideias de Schaeffer e sua paixão epla história.

A versão dupla em CD de "The Glorious Burden" está disponível em várias lojas virtuais norte-americanas e também para download nas mesmas lojas. No Brasil, a versão americana dupla só pode ser encontrada na Galeria do Rock, em São Paulo.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

A Guerra Civil Norte-Americana, na visão do Iced Earth - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts