Topo

Rádios rock de São Paulo contam suas histórias em livro

Combate Rock

02/09/2014 07h00

Marcelo Moreira

Quase simultaneamente , as duas principais emissoras dedicadas ao rock do Brasil, ambas de São Paulo, decidiram patrocinar o lançamento de livros com suas marcas revisando o passado, numa tentativa de resgatar o interesse por um gênero musical que está em xeque no País, com a perda contínua de interesse de um público difuso e pouco disposto a ouvir coisa nova e buscar informação.

"Classic Rock by Kiss FM" tem um cunho didático. Sem muita ambição, a obra, que não tem assinatura, pretende fazer um brve passeio pela história do rock. Criação coletiva da equipe de jornalistas, apresentadores e produtores da emissora paulista, o livro foi editado pela Universo dos Livro com um projeto gráfico simples, mas bastante eficiente, misturando pequenas análises introdutórias de cada fase e cada subgênero com biografias rápidas dos principais artistas, além de linhas do tempo com a evolução e o surgimento de bandas.

Na contracapa, a mensagem definitiva da "missão" da iniciativa: "Feito por roqueiros apaixonados, transmite o legado de amor ao rock às próximas gerações". O recado é claro: existe uma preocupação com o aparente desinteresse atual pelo gênero e o livro, qualquer livro, sobre música é uma ferramenta importante para reacender a chama, segundo os autores de "Classic Rock by Kiss FM". Não é à toa que as livrarias estão lotadas de biografias de artistas e bandas de rock, ou aspectos analíticos de determinados períodos.

Outro ponto importante da obra é o texto enxuto, até mesmo simplório, despido de requinte ou estilo. Como uma música dos Ramones, é reto e direto, como convém a um livro que se pretende didático e introdutório, uma espécie de porta de entrada para o fascinante mundo roqueiro. Eficiente, dá a medida exata da importância de cada artista sem recorrer a adjetivos em excesso. Faltou apenas um cuidado maior ao recomendar uma discografia selecionada de cada artista, fase ou subgênero. O preço é um pouco salgado: R$ 44,90.

Já a 89 FM, que voltou recentemente ao rock depois de um período longo e nebuloso dedicada a outros estilos menos glamourosos (eu diria abomináveis). O rock agradece por isso. Reassentada no dial e aos poucos resgatando a aura de alternativa e inovadora dos anos 80, a 89 FM convocou um craque do pop rock nacional para apresentar a história do empreendimento pioneiro em São Paulo, que adquiriu a mesma importância do que a Fluminense FM, do Rio de Janeiro, um pouco mais antiga.

Ricardo Alexandre, jornalista, pesquisador e escritor, autor do ótimo "Dias de Luta", entre outros livros, assumiu a tarefa de vasculhar os arquivos fotográficos e sonoros da emissora e contar a sua história com seu texto preciso e objetivo, mas também elegante.

Assim como a obra da Kiss FM, é uma iniciativa feita sob encomenda, então não espere os questionamentos e análises críticas ferinas que o autor costuma inserir em seus trabalhos. Entretanto, aborda fatos mais delicados, digamos assim, com sabedoria e inteligência. Alexandre não poupa diretores e proprietários po soluções que ele considerou "estapafúrdia" quando da mudança de perfil da rádio, no começo dos anos 2000, abandonando o rock.

O texto é bem detalhista ao relatar os bastidores do retorno ao rock, ele se tornou sinônimo de história do pop rock nacional com suas obras e documentários. Com as toneladas de informações coletadas em "Dias de Luta" e "Cheguei Bem a Tempo de Ver o Palco Desabar", conseguiu amarrar de forma bem eficiente fatos históricos da vida da emissora com os do rock dos anos 80, entrelaçando anedotas e bastidores, bem como comentários sobre a trajetória de alguns artistas.

A obra não tem o estofo das duas anteriormente citadas – nem era esse o objetivo, até por ser uma obra sob encomenda, digamos assim -, mas serve como um documento histórico complementar importante, que compõe um quadro interessante do rock nacional, além de registrar momentos interessantes de uma emissora importantíssima de rádio no dial brasileiro. O preço da obra, da editora Tambor, é R$ 39,90.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Rádios rock de São Paulo contam suas histórias em livro - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts