Topo

Capa icônica de 'Abbey Road', dos Beatles, completa 45 anos

Combate Rock

23/08/2014 07h36

do site Roque Reverso

O aniversário de 45 anos do disco "Abbey Road" será comemorado apenas no dia 26 de setembro, mas a foto da capa do álbum clássico dos Beatles foi tirada no dia 8 de agosto de 1969, exatamente há 45 anos, e entrou para sempre na história do rock, da música e da cultura pop.

A sessão rápida de seis fotos durou cerca de 10 minutos, no período da manhã e em pleno verão em Londres. Na ocasião, o fotógrafo Iain Macmillan foi o responsável por retratar o momento histórico dos Beatles, com o grupo fazendo uma coisa simples: atravessar a rua na faixa de segurança.

A ideia da foto foi de Paul McCartney. E foi ele que escolheu a melhor delas para estampar a capa do disco.

A imensa popularidade dos Beatles, que foi passada para as gerações seguintes, atingia, naquela época, níveis estratosféricos. Amparado no sucesso da banda, o diretor artístico da gravadora Apple, John Kosh, decidiu inovar na capa e não colocou nela os nomes do álbum e do grupo.

Na época, era quase uma regra o nome pelo menos do álbum aparecer nas capas. Mesmo com as advertências de outros setores da gravadora, ele confiou na ideia de que aquele disco pertencia ao grupo mais famoso do mundo.

Com o passar das mais de quatro décadas, há pessoas que podem até não conhecer algumas das músicas do "Abbey Road". Mas, dificilmente, essas mesmas pessoas não conhecem a capa deste álbum.

Escrever sobre os Beatles é sempre uma missão ingrata, já que é seguramente a banda com o maior número de relatos de toda a história. Muito se disse sobre tudo que o quarteto britânico já fez e tudo é muito facilmente encontrado na internet.

Umas das histórias mais interessantes da capa de "Abbey Road" gira em torno justamente de Paul McCartney e reforça uma lenda que cresceu entre os beatlemaníacos: de que ele teria morrido em 1966, num acidente de moto, e sido substituído por um sósia!

A foto da capa, segundo os fãs, conteria supostas "pistas" que dariam força ao rumor de que Paul estava morto: ele está descalço; de olhos fechados; tem o cigarro na mão direita, apesar de ser canhoto; e até a placa do fusca estacionado gerou ideias incríveis que reforçavam a lenda!

De acordo com alguns fãs, as letras "LMW" se referia, em inglês, as palavras "Linda McCartney Widow" ou, traduzindo: "Linda McCartney Viúva".

Abaixo das três letras, aparece a combinação "28IF", supostamente referindo-se ao fato de que "If" (que, em português, significa "Se") indicava que Paul completaria 28 anos, "se" estivesse vivo.

Outras pistas da capa que reforçavam a lenda estão ligadas as roupas que cada um dos integrantes estão vestindo e que representariam personagens de um enterro: Paul McCartney seria o próprio cadáver a ser enterrado, vestindo terno e com os pés descalços; John Lennon seria o padre (vestido todo de branco, com barba e os cabelos compridos); George Harrison seria o coveiro, de jeans e camisa simples; Ringo Starr seria o responsável pela cerimônia, com um terno todo preto. Para completar, há na foto ainda um carro preto parecido com o de companhias funerárias.

A história é realmente saborosa e, não por acaso, faz sucesso até os dias de hoje. Com o tempo, a foto lembrada por diversas outras bandas em outras capas, com algumas delas fazendo as mais malucas paródias.

"Abbey Road", portanto, não é um simples disco da maior banda de todos os tempos. Entrou para a história além das ótimas músicas. 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Capa icônica de 'Abbey Road', dos Beatles, completa 45 anos - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts