Topo

Tame Impala acusado de plágio

Maurício Gaia

19/08/2014 07h50

Uma das bandas mais queridinhas do momento, Tame Impala está sendo acusada de plágio, justamente em um de seus maiores hits – a música "Feels Like We Only Go Backwards".

Tame Impala (Foto: Divulgação/Facebook)

Segundo o site chileno Rata.Cl, foram identificadas semelhanças entre o hit da banda australiana e uma música lançada no final dos anos 80, por um cantor teen argentino, Pablito Ruiz. Realmente, não só a progressão harmônica como a melódica das musicas são ~semelhantes~, para não dizer que são idênticas. Veja no vídeo abaixo e tire suas próprias conclusões.

 

Outros casos de plágio

Infelizmente, plágio não é um fato incomum na música e tem alguns casos que ficaram lendários no Rock. Talvez o Led Zeppelin seja a banda com maior número de processos na história, normalmente resolvidos com acordos extra-judiciais, onde os reclamantes passaram a receber créditos por músicas que haviam sido "compostas" pela dupla Page/Plant – a relação de músicas é extensa e inclui muitos de seus grandes hits, como "Whole Lotta Love" e "Bring it on Home". (Clique no player para ouvir o Drop sobre estes plágios)

Outra banda que também é frequente nos processos judiciais é a badalada (e soporífera) Coldplay. Nem Joe Satriani eles perdoaram. Outro caso escandaloso foi o que envolveu Rod Stewart, que chupou "Taj Mahal", de Jorge Ben (atual Benjor) para compor seu hit "Do Ya Think I'm Sexy". Nem mesmo o grande Ritchie Blackmore não ficou livre também de acusação de plágio. O riff que todo garoto aprende nos primeiros cinco minutos de guitarra, o de "Smoke on The Water" guarda uma assombrosa semelhança com "Maria Moita", de Carlos Lyra e Vinícius de Moraes. Composta em 1962, a música foi gravada por Astrud Gilberto e seus autores nunca contestaram judicialmente a banda inglesa sobre isto.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Tame Impala acusado de plágio - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts