Topo

Tomada e Pedra dividem o palco em São Paulo

Combate Rock

01/08/2014 12h00

Marcelo Moreira

O cenário alternativo independente bem-sucedido de São paulo dá de ombros à crise profunda do pop rock nacional e segue com agenda cheia de shows, eme special na vertente mais pesada, com pegada mais hard rock. E o evento imperdível de agosto é o show duplo com Tomada e Pedra, duas excelentes bandas de São Paulo, no dia 10 de agosto. 

O quinteto Tomada segue à toda depois de aumentar consideravelmente o prestígio com o ótimo CD "O Inevitável", de 2012, e o interessante DVD   "XII – Estradas, Sons, Estórias na Terra do Rock Tupiniquim"., onde o grupo acentua a mescla de influências ao hard rock setentista original. É uma obra simples, que traz clipes, entrevistas e um quase pocket show com seis músicas gravadas na biblioteca do Centro Cultural São Paulo, tudo em clima de documentário para marcar os 12 anos de carreira do grupo.

O Tomada ainda divulga o DVD, misturando músicas de toda a sua carreira. Embora em alguns momentos o trabalho careça de um roteiro mais consistente, é justamente neste "espírito livre" de direção e edição que a obra se difere do que já foi produzido no rock nacional em termos de imagem e documentário.

Durante o processo de filmagem e edição, o grupo fechou um acordo com o selo Coaxo do Sapo, de Guilherme Arantes, astro da MPB dos anos 70 e 80, para fazer a distribuição do DVD. A parceria será estendida para o próximo álbum do Tomada, que terá a produção de Pedro Arantes, filho de Guilherme, com a possibilidade de ser gravado no estúdio do músico na Bahia.

Sobre o pocket show registrado, o vocalista Ricardo Alpendre disse que a banda teve de alterar um pouco suas características para poder usar o local escolhido, com um show semi-acústico.

"Nosso som comporta esse formato, sempre usamos muitos violões e todos admiram muita coisa que foi feita no rock dos anos 70 mais voltado ao folk, além de grupos brasileiros da época que faziam um som parecido. Não foi difícil conciliar a pegada forte do Tomada com as levadas mais suaves de um acústico", explica Alpendre.

Das músicas registradas, destaque para "Catarina", um dos hits de "O Inevitável", e "De Verdade", uma música antiga da banda, mas que nunca tinha sido registrada em gravação, soando como novidade. O Tomada já mostra um pouco das influências que devem vir no próximo álbum, com pitadas de um rock nacional mais atualizado.

Já o Pedra tem o grande mérito de fazer um som versátil e inteligente, com letras acima da média do que se vê na pobreza do rock nacional atual e da MPB cada vez mais caindo para o samba de péssima qualidade. O quarteto de São Paulo, com dois CDs lançados, é provavelmente tudo o que Los Hermanos  gostaria de ser. Seu som tem um certo peso que agrada a quem gosta de rock mais vigoroso e a quem algo mais suave. 

Xando Zupo, o guitarrista, nunca escondeu que a pluralidade sonora sempre foi algo a ser perseguido pelo grupo.  A intenção era fazer um som praticamente geral, com qualquer influência sendo bem-vinda, seja soul music, samba, funk e até mesmo a MPB. Quem gosta de som mais vintage certamente vai perceber referências dos anos 70, como Som Nosso de Cada Dia, a citada Chaves do Sol, Tutti-Frutti, O Terço e outras do período.

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Tomada e Pedra dividem o palco em São Paulo - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts