Topo

‘Rock Raro’, um mergulho na arqueologia do rock

Combate Rock

29/07/2014 07h05

Marcelo Moreira

Quando o rock finalmente virou coisa séria no Brasil, nos anos 80, um professor de física da USP, em São Paulo, colocou no mercado uma obra que assombrou jornalistas, críticos e aficionados em geral por música. "O Rock Progressivo" chegou às livrarias em 1985 e trazia um panorama completo até então do subgênero do rock mais amado e odiado pelos roqueiros.

Mesmo os detratores do progressivo se renderam e reconheram a qualidade da obra escrita por Valdir Montanari, que apresentava um rigor na pesquisa histórica nunca antes visto na literatura musical brasileira do extrato pop. A riqueza de informações e detalhes, bem como de discografias comentadas fizeram com que o livro se tornasse referência internacional, apesar das poucas reedições nacionais.

Vinte e cinco anos depois, dois cidadãos fascinados por rock e igualmente criteriosos na pesquisa histórica resgatam a veia de Montanari que poucos seguiram. "Rock Raro", de Wagner Xavier – que contou com a inestimável ajuda de João Carlos Roberto -, retrata um universo pouco conhecido do mundo musical, as grandes bandas que nunca aconteceram, apesar da qualidade de seus trabalhos.

A primeira edição rapidamente se esgotou e o autor aguardava o momento propício para reeditá-lo. E ele chegou, junto com o lançamento de "Rock Raro 2", agora abrangendo bandas obscuras da América do Sul. Para quem gosta de velharias e submundo da música, o segundo volume chega a ser até mais interessante que o primeiro, que deve retornar às lojas em breve.

Entretanto, é o primeiro volume que estabeleceu as bases de um trabalho de qualidade e que virou referência no Brasil. Em edição caprichada e design artístico moderno, "Rock Raro", em seu primeiro volume,  retrata bandas como Jericho Jones, Twenty Sixty Six, Fuzzy Duck, Mellow Candle, Holy Moses, Fanny Adams, Alamo, Witch, Bonalim e muitos outros. O livro, editado pela Livre Expressão – RJ, traz resenhas, fotos coloridas – retiradas da coleção particular dos autores – de 352 discos raros de 352 grupos.

"O período estudado do livro é entre 1966 e 1979 e traz albuns de hard rock, progressivo, folk rock, blues rock como os principais generos", diz o autor. "As resenhas, todas com opiniões particulares, não tem o foco crítico, jornalistico, musical, mas sim opinião dos autores. Procuramos incluir apenas discos que gostamos."

Xavier e Roberto são colecionadores de CDs e LPs e são bem céticos sobre onde achar as maravilhas descritas no livro. É possível achar alguma coisa esparsa na internet, apenas para audição. A maioria das obras retratadas está fora de catálogo ou só podem ser obtidas em lojas físicas e virtuais superespecializadas na Europa. Seja como for, a leitura é deliciosa e obrigatória para quem gosta de música e é apaixonado por rock.

ONDE ENCONTRAR

Para adquirir o livro envie um email para : wagner2505@yahoo.com.br ou rockraro@gmail.com e na sequência o autor combina o envio. É possível comprar também por meio do site www.rockraro.com.br ou pela loja virtual Die Hard (www.diehard.com.br).

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

‘Rock Raro’, um mergulho na arqueologia do rock - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts