Topo

Liquid Tension Experiment: rock pesado instrumental por excelência

Combate Rock

17/07/2014 06h30

Marcelo Moreira

Música para a cabeça, e não para os pés. Nunca a definição de Robert Fripp (King Crimson) para o rock progressivo foi tão precisa para definir o som de bandas maravilhosas como Transatlantic, Porcupine Tree, IQ e muitas outras que ainda colocam o gênero no topo.

Liquid Tension Experiment é mais uma que se enquadra perfeitamente na definição. A melhor amostra do que o grupo é capaz está na megacaixa "Live 2008", que volt0u às lojas norte-americanas neste começo de ano.

Projeto paralelo de membros do Dream Theater, surgiu em 1998 quando Mike Portnoy (bateria) e John Petrucci (guitarra), os líderes daquela banda, resolveram trabalhar ao lado de um amigo antigo, o tecladista Jordan Rudess (ex-Dixie Dregs).

Nas várias jams sessions que fizeram na casa de Petrucci surgiu a ideia de gravar um álbum totalmente instrumental e progressivo. Nascia o Liquid Tension Experiment, que teve a adesão de Tony Levin, então baixista do King Crimson.
O primeiro álbum foi gravado rápido e lançado ainda 1998, com o quarteto logo emendando uma rápida turnê norte-americana e europeia.

A química deu tão certo que Rudess acabou substituindo no mesmo ano o tecladista Derek Sherinian no Dream Theater, que esticou as férias até o ano seguinte, dando oportunidade para que os quatro gravassem e lançassem em 1999 "Liquid Tension Experiment 2" em 1999.

As agendas começaram a entrar em conflito, ao mesmo tempo em que o Dream Theater crescia cada vez mais. Não bastasse isso, Portnoy entrou de cabeça em outro projeto, o Transatlantic, outro supergrupo, o que praticamente soterrou as chances de continuidade do Liquid Tension Experiment.

A hibernação durou até 2007, quando o grupo, há sem Petrucci e rebatizado de Liquid Trio Expriment, lançou "Spontaneous Combustion", mais jazzístico e menos pesado.

Foi aí que Petrucci acabou aceitando a proposta de Portnoy para uma turnê de dez anos do Liquid Tension Experiment em 2008, em mais uma parada do Dream Theater. Foram várias datas nos Estados Unidos, que renderam o material lançado no final de 2009 e que será reeditado em 2011.

São 6 CDs, 2 DVDs e 1 disco de blu-ray. Além de um livro de 24 páginas, o material contem dois CDs duplos – "Live in New York City" e "Live in Los Angeles", cada um registrado em DVD também –, um CD simples – "When the Water Breaks: Live In Chicago", o show de Los Angeles em blu-ray e mais um CD bÔnus com material raro.

"A quantidade de possibilidades que um projeto como esse abre para um músico é infinita. Rudess e Levin fazem parte de uma estirpe de músicos que obrigam qualquer um que esteja a seu lado a avançar sempre e de forma ininterrupta, a evoluir o tempo todo. São uma usina de criatividade", disse Portnoy em 2008 à revista Modern Drummer.

Tudo no projeto é superlativo, desde as performances à qualidade das músicas e da produção de um show do Liquid Tension Experiment. O Dream Theater é sinônimo de metal progressivo, e o Liquid é sinônimo de rock instrumental de altíssima qualidade.

 

Lista de músicas

Live In NYC

'Acid Rain' (9:25)
'Kindred Spirits' (8:00)
'Biaxident' (7:39)
'Freedom of Speech' (9:00)
'Improv Jam #1' (8:10)
'Another Dimension' (10:51)
'State of Grace' (6:20)
'Universal Mind' (9:36)
'When the Water Breaks' (16:49)
' Improv Jam #2' (11:31)
'Rhapsody in Blue' (13:49)
'Osmosis' (3:43)
'Paradigm Shift' (9:31)

Live In LA

'Acid Rain' (10:43)
'Kindred Spirits' (7:53)
'Biaxident' (7:34)
'Freedom of Speech' (8:54)
'Improv Jam #1' (8:21)
'Another Dimension' (10:31)
'State of Grace' (6:00)
'Universal Mind Part 1' (3:36)
'Keyboard Solo' (5:19)
'Universal Mind part 2' (3:46)
'When the Water Breaks' (17:52)
'Improv Jam #2' (13:03)
'Rhapsody in Blue' (13:34)
'Osmosis' (5:52)
'Paradigm Shift' (9:17)

When The Keyboard Breaks: Live In Chicago

'Universal Mind (When the Keyboard Broke)' (2:21)
'The Chicago Blue & Noodle Factory' (7:03)
'Fade Away or Keep Going?' (5:03)
'The Haunted Keyboard' (9:34)
'Close Encounters of the Liquid Kind' (15:13)
'Ten Minute Warning' (5:55)
'That 'Ol Broken Down Keyboard Blues' (6:34)
'Liquid Anthrax' (4:55)
'That's All Folks!' (2:12)
Liquid Tension Experiment BONUS DISC
'NYC (Early Show) Improv Jam #1' (6:54)
'NYC (Early Show) Improv Jam #2' (7:41)
'NEARfest Improv Jam #1' (3:42)
'NEARfest Improv Jam #2' (5:43)
'Chicago Improv Jam #1' (7:58)
'San Francisco Improv Jam #1' (10:41)
'San Francisco Improv Jam #2' (13:17)

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Liquid Tension Experiment: rock pesado instrumental por excelência - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts