Topo

Briga jurídica pelo nome Garotos Podres está longe de acabar

Combate Rock

13/02/2014 17h00

da equipe Combate Rock

Vai longe a pendenga jurídica sobre o nome Garotos Podres, uma das bandas punks mais import6antes do Brasil. Mais uma vez o ex-vocalista Mao vem a público para esclarecer a questão, ou seja, em que pé está a disputa na Justiça. Leia a nota publicada em seu perfil no Facebook:

A banda "rachou em 2". Eu (Mao) e o Cacá Saffiotti fomos para um lado (vamos chamar de "metade 1") e o Sukata e o Caverna foram para outro lado (vamos chamar de "metade 2'). Em tese ambas teriam o mesmo direito ao nome da banda, correto?

Não é bem assim. Como sou fundador da banda e criador do nome, isto tem peso. O órgão que cuida do registro de "marcas" também é o responsável pelo registro de "patentes". Assim o princípio da "anterioridade", e da "idéia" ou a "criação" da marca, são fundamentais.

Além disto sou autor de quase 90% das letras e compositor de mais de 50% das músicas. Para se ter uma idéia de "amostragem", em nosso último álbum (Garotozil de Podrezepan – 2003) todas as letras e músicas inéditas são de autoria de minhas (Mao) e do Mauro (antigo Guitarrista). O descompromisso do Sukata e Caverna foi tal que eles não compuseram absolutamente nada.

Desta forma, creio que a balança pende para que a "metade 1" (Mao e Cacá Saffiotti) tenham direito ao nome do grupo.

Como a legislação brasileira exige que uma "marca" esteja registrada num único CPF ou CNPJ, isto significa que o nome da banda TEM QUE ESTAR registrado no nome de apenas um dos integrantes (a menos que a banda tenha "empresa aberta", e assim registrar no CNPJ da empresa). Infelizmente a coisa funciona assim enquanto o Brasil não segue os protocolos de Madri.

Por estes motivos registrei o nome da banda em meu CPF. O Sukata e o Caverna entraram com processo na Justiça Federal com intuito de impugnar o registro. Este processo está em andamento.

Em função deste processo e, em função do respeito que tenho à história de 30 anos da banda, resolvi me abster de usar o nome "Garotos Podres" e criei um projeto paralelo enquanto a pendência jurídica não se resolve: "O O Satânico Dr. Mao e os Espiões Secretos".

Infelizmente a "metade 2" (Sukata e Caverna) está tendo um comportamento diferente do meu: Estão tentando se apossar do nome "Garotos Podres" na "mão grande".

Assim novamente reafirmo que retomarei as atividades como "Garotos Podres" assim que a pendência jurídica for resolvida. Enquanto isto não se resolve, continuo a usar a minha terrível identidade secreta: O Satânico Dr. Mao e os Espiões Secretos!

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Briga jurídica pelo nome Garotos Podres está longe de acabar - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts