Topo

Gaitista Ivan Márcio dá o tom no novo espaço do blues do ABC

Combate Rock

10/02/2014 19h34

Marcelo Moreira

A boa ideia pegou, para alegria de quem gosta de boa música. O blues já era destaque semanalmente, às quintas-feiras,  no ABC no restaurante Si Señor de São Bernardo do Campo em 2013 – e tem tudo para voltar neste ano -, e agora os shows ao vivo, de forma acústica, ganharam espaço no agradável Morrighan's Pub, também em São Bernardo. Duas vezes por mês, também às quintas-feiras, a dupla Ivan Marcio (vocais e gaita) e Roger Gutierrez (guitarra e dobro) tocam o melhor dos clássicos do gênero, com ênfase nas músicas anteriores a 1950 – existe também o Retro Pub, na mesma cidade, com sua decoração vintage, que costuma receber bandas locais quatro vezes por mês às sextas e sábados, mas sem muita constância.

O ABC foi palco fértil para o blues nacional nos anos 90, com concorridas apresentações nos bares Jazz & Blues e Zabriskie, em Santo André, e Dom quixote, em São Bernardo, que recebiam semanalmente músicos importantes como Flávio Guimarães (gaita, Blues Etílicos), o guitarrista Igor Prado, o gaitista e guitarrista Vasco Faé e sua Irmandade do Blues, entre outros. O interesse caiu drasticamente, até que todos os locais blueseiros sumiram.

No Si Señor a experiência é piloto e pode ser estendida a outras unidades da rede de restaurantes de comida mexicana-texana no Estado de São Paulo. A dupla residente é formada pelo renomados Celso Salim (guitarra, dobro e vocais) e Rodrigo Mantovani (baixo acústico), com eventuais participações de Ivan MArcio, Little Will (gaita), Márcio Scialis (guitarra e voz), Vasco Faé, Roger Gutierrez, Daniel Marques (guitarra e dobro ), Sílvio Alemão (baixista da Irmandade do Blues) e muitos outros.

Ivan Marcio (FOTO: DIVULGAÇÃO)

O novo espaço do blues em São Bernardo, no Morrighan's Pub, é uma boa oportunidade de ver uma dupla de músicos respeitada e com experiência internacional. Ivan Marcio, por exemplo, tem dois discos solo gravados em Chicago nos anos 2000, acompanhado simplesmente por músicos da banda de James Cotton, considerado hoje o maior gaitista vivo de blues – tocou anos na banda de Muddy Waters. Também em Chicago foi gravado o álbum "Brazilian Blues Bash", da banda de mesmo nome, capitaneada por Márcio e seu amigo Giba Byblos, ótimo guitarrista paulista. "Do ano passado para cá as coisas melhoraram um pouco, com alguns espaços novos abrindo oportunidade para quem faz música autoral e para o blues, mas ainda assim não está fácil para quem vive de música no underground", diz o gaitista.

Nascido e criado na periferia de Santo André, Ivan MArcio aprendeu música de forma autodidata, no violão e na gaita, para depois se aperfeiçoar com alguns dos mestres do instrumento, tudo isso a partir dos 13 anos de idade. Bem informado, curioso e estudioso, é um roqueiro desde sempre, mas foi o blues que o alçou a um dos nomes mais requisitados do cenário do blues nacional. Criou a Prado Blues Band ao lado de Igor Prado e é considerado um dos pioneiros no Brasil do chamado "jump blues", que mistura o swing dos anos 30 com o blues tradicional. "Meu pai me apresentou os Beatles, os Rolling Stones e o Fleetwood Mac antigo. Nos LPs antigos, comecei a pesquisar o nome dos compositores de alguns blues e me apaixonei, com a ajuda de uns amigos. Não tinha como escapar da sina blueseira."

Atualmente o gaitista se divide entre a carreira solo – com o Ivan MArcio's Chicago Blues Session –  e as bandas Brazilian Blues Bash e Walkin' Blues. Tocou praticamente em todos os lugares em que se executa blues na Grande São Paulo e é um dos blueseiros com maior presença nos palcos do interior do Estado. "Ainda que vivamos uma época de pouca valorização profissional do músico, adoro tocar ao vivo e me sinto privilegiado por ter amizade com músicos fantásticos no Brasil e de ter tocado com alguns de meus ídolos, um deles o baterista Merle Perkins, de Chicago, que fez as baterias do CD da Brazilian Blues Bash. Sempre soube que não seria fácil viver tocando blues, portanto, vamos em frente tocando o melhor blues que já existiu."

Marcio (esq.) e o parceiro Roger Gutierrez (FOTO: DIVULGAÇÃO)

O programa Combate Rock fez uma entrevista com ele, onde ele fala sobre seu trabalhos e carreira solo.

Clique no player para ouvir

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Gaitista Ivan Márcio dá o tom no novo espaço do blues do ABC - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts