Topo

Ex-vocalista dos Garotos Podres prepara novo projeto

Combate Rock

13/01/2014 17h00

Caio Luiz – jornal ABCD Maior

Um dos personagens mais emblemáticos do cenário musical da Região é José Rodrigues Mao Jr., doutor em Histórica Econômica pela USP, ex-vocalista e principal compositor da banda Garotos Podres, que se separou no ano 2012. A pergunta que fica é por onde andaria e o que estaria fazendo uma das maiores lendas do punk rock brasileiro?

O quarteto Garotos Podres, criado em 1982 no ABCD, não é menos importante do que o artista plástico Luiz Sacilotto, de Santo André, ou o movimento grevista. Pois com as músicas dos cinco discos de estúdio, o conjunto contribuiu com o estabelecimento da identidade cultural contemporânea local ao registrar passagens políticas e visões de mundo dos filhos de operários dos subúrbios.

O fim da banda foi envolto em desavenças e controvérsias depois de mais de três décadas na estrada. Atualmente, os integrantes se dividiram em dois projetos e brigam na justiça pela propriedade do nome do grupo. Mais de um ano depois do problemas que levaram à cisão dos músicos, este repórter encontrou Mao tomando um pingado em uma padaria do Ferrazópolis, bairro de São Bernardo no qual vive desde 1997. Aos 50 anos de idade e ao lado do guitarrista Cacá Saffiotti, outro veterano do Garotos Podres, o cantor vem desenvolvendo um novo projeto musical intitulado O Satânico Dr. Mao e os Espiões Secretos.  O conjunto ainda conta com Chu, na bateria, e Uel, no baixo.

Vitor M/Projetor/Folhapress

Clique para acessar conteúdo externo

José Rodrigues "Máo" Júnior, ex-líder dos Garotos Podres

De acordo com o vocalista, as dez músicas que integram o trabalho estão na etapa de finalização. O plano é gravar o disco no início de 2014 e lançar o álbum ainda no primeiro semestre. "Mas devemos começar os shows devagar porque todos da banda conduzem outras atividades", disse Mao, que dá aulas de cultura e civilização no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, em Cubatão, além de história para alunos do ensino médio.

Mais podre e satânico do que nunca

Duas das mais recentes canções do disco são Repressão Policial e Em Meio à Multidão. Ambas estão disponíveis na rede social da banda (www.facebook.com/SatanicoDrMao) e dialogam com o período de protestos que tomou o País em junho deste ano. "De certa forma, as músicas do disco representam uma continuidade dos Garotos Podres com formação renovada e mais liberdade de criação", definiu.

Para Mao, o hiato de apresentações e gravações – o último álbum lançado foi em 2003 (Garotozil de Podrezepam) – foi um período de concentração de esforços para cristalizar a iniciativa. O projeto ainda manterá as características das letras de intervenção social ou sátiras críticas dos Garotos Podres com viés de esquerda. A diferença, conforme o vocalista, está na ausência de amarras para também sair do formato tradicional da sonoridade quando for conveniente.

"Não quero ficar 30 anos fazendo a mesma coisa", afirmou. A proposta é seguir com o punk rock, porém sem limites criativos e com uma verve mais cômica. O professor/músico acrescentou que se sentia castrado por uma censura interna dentro da própria banda por divergências de ideologia em relação a outros integrantes. "A ruptura foi boa por um lado porque agora posso emitir posições políticas livremente".

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Ex-vocalista dos Garotos Podres prepara novo projeto - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Mais Posts