Topo

Metallica cancela participação em 2 festivais, mas confirma América do Sul

Combate Rock

04/03/2020 17h00

Do site Roque Reverso

Metallica (FOTO: DIVULGAÇÃO)

O Metallica informou na segunda-feira, 24 de fevereiro, o cancelamento de sua participação em dois festivais importantes dos Estados Unidos que acontecem em 2020. A banda norte-americana de thrash metal informou, contudo, que as apresentações que fará na América do Sul em abril estão mantidas e confirmadas, tranquilizando os fãs do continente.

O cancelamento nos festivais, informado por meio de uma nota do vocalista e guitarrista James Hetfield no site da banda, ainda é uma consequência do tratamento de reabilitação que ele
vem fazendo desde setembro de 2019, quando o Metallica,
por este motivo, também cancelou o restante da turnê daquele ano.

As participações canceladas pelo Metallica são as que seriam realizadas no Sonic Temple Art + Music Festival, em maio na cidade de Columbus, no Estado de Ohio, e no Louder Than Life, em setembro, na cidade de Louisville, no Estado de Kentucky.

"Como parte do meu esforço contínuo de ficar e me manter saudável, tenho dois eventos críticos de recuperação nesses fins de semana que não podem ser alterados. Peço desculpas a todos os nossos fãs que compraram ingressos para esses festivais. Nós estamos trabalhando com os promotores dos festivais para fornecer os reembolsos ou trocas", escreveu James Hetfield. "Minha intenção com este comunicado é pedir desculpas a cada um de vocês. A realidade é que eu não priorizei a minha saúde no último ano de turnê e agora sei que minha saúde mental vem primeiro. Isto pode soar como óbvio para muitos de vocês, mas eu não queria decepcionar o time/família do Metallica e, eu sozinho, acabei me prejudicando", complementou.

Vale lembrar que Hetfield apareceu publicamente após o período de reabilitação para um tratamento no fim de janeiro em evento no Petersen Automotive Museum, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Como informou aqui o Roque Reverso, ele esteve na cerimônia de abertura da exibição "Reclaimed Rust: The James Hetfield Collection", participando de uma conversa rápida no evento que mostra alguns de seus automóveis que coleciona.

Mais magro e com o cabelo mais curto, o vocalista do Metallica aparentou bom humor e disposição, o que deixou os fãs mais tranquilos na ocasião.

"Olhando pelo lado bom, minha terapia está indo bem. Foi absolutamente necessário para mim, cuidar da minha saúde mental, física e espiritual", destacou Hetfield, no comunicado do dia 24 de fevereiro. "Eu quero reforçar que a banda tocará todos os outros shows anunciados para 2020", acrescentou.

E enfatizou: "Estou ansioso para voltar a tocar e ver todos os nossos grandes fãs da América do Sul em abril."

O Metallica fará uma turnê pela América do Sul em abril de 2020, com passagens por quatro capitais brasileiras Porto Alegre (21/4), Curitiba (23/4), São Paulo (25/4) e Belo Horizonte (27/4).

"Além de 2020, estou otimista sobre as bençãos que me foram dadas e o futuro que me aguarda. Agradeço a todas as orações e apoio que recebi de todos desde que entrei na reabilitação em setembro passado", escreveu Hetfield no comunicado. "Como uma mariposa atraída pelas chamas, ser humano nesta carreira tem seus grandes desafios e pode ser difícil. A compreensão de vocês ajuda na cura", finalizou.

9 vezes no Brasil

O Metallica já passou nove vezes pelo Brasil. A primeira vez do grupo foi em 1989, quando tocou no Rio e em São Paulo, divulgando o clássico álbum "…And Justice For All". A segunda foi em 1993, quando tocou em São Paulo, pela turnê do disco "Metallica", o "Black Album".

A terceira vez foi somente em 1999, numa turnê que trouxe o grupo para o Rio, São Paulo e Porto Alegre e que foi amparada no álbum de covers "Garage Inc.". A quarta foi em 2010, quando foi a vez de a banda trazer a turnê de divulgação do disco "Death Magnetic" para Porto Alegre e São Paulo. Em 2014, o grupo ainda voltou para a capital paulista para show único da turnê "Metallica By Request", na qual fãs escolhiam na internet as músicas para a banda tocar.

Além destas quatro turnês próprias, o Metallica já tocou nas edições do Rock in Rio de 2011, 2013 e 2015. Em 2017, o grupo passou pela última vez no Brasil, onde tocou no festival Lollapalooza num grande show no Autódromo de Interlagos, já pela turnê do seu mais recente disco, o "Hardwired… to Self-Destruct".

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock