Topo

Notas roqueiras: Ave Sangria, Lock Up, Isidoro Pilsen, Drowned...

Combate Rock

15/02/2020 17h42

Ave Sangria (FOTO: DIVULGAÇÃO)

– De volta à ativa depois de mais de 40 anos, a cultuada banda de psicodelia pernambucana Ave Sangria lança o lyric video de "Janeiro", novo single. Composta pelo vocalista Marco Polo, a faixa possui ritmo envolvente com constantes variações de andamento que dão muita dinâmica à canção num mix de rock e baião. Os solos de guitarra, carregados de drive e wah-wah, trazem a típica harmonia do blues e ajudam embalar os versos que falam principalmente sobre a esperança que se renova a cada janeiro. A capa do single ficou a cargo do ilustrador Kin Noise. Contando atualmente com os membros originais Marco Polo (vocal), Paulo Rafael (guitarra solo e viola) e Almir de Oliveira (guitarra base, violão e vocal), além de Juliano Holanda (baixo e backing vocal), Gilu Amaral (percussão) e Júnior do Jarro (bateria e backing vocal), a Ave Sangria foi formada em Recife nos anos 70. Gravou o primeiro LP em 1974, porém o disco foi proibido pela censura federal da ditadura militar, sendo recolhido das lojas e das rádios, sob a alegação de que a faixa "Seu Waldir" ia contra a moral e os bons costumes da sociedade pernambucana. Ainda assim, a banda permaneceu no imaginário popular como a criadora de um dos clássicos do movimento underground recifense. O show de lançamento de "Janeiro" acontecerá dia 8 de fevereiro, no Estelita, no Recife.

Serviço
Show: Ave Sangria – Lançamento de "Janeiro"
Data: 8 de fevereiro (sábado)
Local: Estelita
Endereço: Av. Saturnino de Brito, 385 – Cabanga – Recife

Abertura da casa: 21h
Horário do show: Meia-noite
Ingressos: https://www.sympla.com.br/ave-sangria-no-estelita__760366
Classificação: 18 anos
– A banda inglesa Lock Up aterrissará por aqui em abril, para três shows: 10/04 (Maringá/PR @Tribos Bar), 11/04 (Recife/PE @Abril Pro Rock Fest) e 12/04 (São José dos Campos/SP @Hocus Pocus), sendo um dos destaques, o renomado e tradicional festival Abril Pro Rock. O Lock Up foi formado em 1998, em Birmingham, Inglaterra, fazendo uma mistura brutal de GrindCore e Death Metal, como um projeto de músicos consagrados como Shane Embury (baixo, Napalm Death, Brujeria), Nicholas Barker (bateria, ex-Dimmu Borgir, Nuclear Assault, Brujeria, etc), Jesse Pintado (R.I.P. – guitarra, ex-Napalm Death, ex-Terrorizer) e Peter Tägtgren (vocal, Hipocrisy, Pain, ex-The Abyss, etc). A discografia do Lock Up traz os álbuns "Pleasure Pave Servers" (1999), "Hate Breeds Suffering" (2002), "Necropolis Transparent" (2011) e "Demonization" (2017).
– A banda porto-alegrense Isidoro Pilsen disponibilizou em dezembro 2019, nas plataformas digitais, seu disco de estreia. Depois de produzir de forma independente três EPs (lançados em 2012, 2013 e 2015) e de ter feito um registro ao vivo em formato semiacústico (Olho Vivo, de 2017), o trio apresenta o álbum Isidoro Pilsen, com 14 canções, sendo 12 delas inéditas. Gravado no Estúdio Geraldo Flach, da Prefeitura de Porto Alegre, o álbum que traz um amadurecimento do trio é influenciado por diferentes vertentes do rock e da música brasileira. Entre investidas por blues (Backups digitais), punk (A carne é fraca), reggae (No meio do nada) e folk (Todo universo), há traços de marchinha (O que couber), maracatu (Desencapado) e vanerão (Se foi). As letras do grupo, em linguagem ao mesmo tempo lírica e direta, alternam observações urbanas (Todo pobre, Pipoca doce) e impressões subjetivas (Navegador, Ao contrário). Ouça em Spotify: https://open.spotify.com/album/7EQCTtyuf5SfjVYCjgpzPh?si=ISlGuT0uQyq77XU6G52rNw
– O Drowned confirma que o novo registro ao vivo da carreira da banda, "Damned Alive", será lançado oficialmente neste sábado, 15 de fevereiro. O registro contará com 14 faixas, sendo que todas foram captadas em dois eventos distintos que a banda fez no final de 2019. Reunindo os grandes clássicos da banda, esse será o segundo disco ao vivo que será lançado oficialmente pelo Drowned.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock