Topo

Vocalista punk do Olho Seco tenta esclarecer suposto apoio ao terrorismo

Combate Rock

28/12/2019 14h00

Marcelo Moreira

Fábio Znovar, também conhecido por Fábio Sampaio, vocalista do Olho Seco (FOTO: FLÁVIO FERRAZ/DIVULGAÇÃO)

O vocalista da banda punk paulista Olho Seco, Fábio Zvonar, também conhecido como Fábio Sampaio, demorou mas publicou nas redes sociais um "esclarecimento" a respeito do post que tinha feito e que, segundo ele, foi mal interpretado como um "apoio ao ato terrorista contra a sede do Porta dos Fundos, no Rio de Janeiro.

No confuso texto de "esclarecimento", ele evita pedir desculpas, insiste na tese de que houve distorção na interpretação do texto e que jamais pensou em elogiar ou apoiar qualquer tipo de ato terrorista.

Preferiu, no entanto, desviar o foco e ressaltar a sua religiosidade e atacar o conteúdo do especial de Natal do Porta dos Fundos, que sugere, de forma ficcional e bem humorada, que Jesus Cristo poderia ter sido gay.

Dentro de sua "interpretação" no mínimo confusa, Zvonar acredita que "religião é sagrada" e qualquer crítica ou sátira ao catolicismo é "sacilégio" e não pode ocorrer.

Portanto, concluísmo que o vocalsta e fundador de uma importante banda punk importante, em ue pese sua fé cristã e seu fanatismo contra os críticos, desaprova a liberdade de expressão e apoia a censura, além de demonstrar discriminação contra os não crentes e críticos das religiões. Será que ele é punk mesmo ou se esqueceu, momentaneamente, dos preceitos que regem o movimento?

Abaixo, o texto de esclarecimento do cantor:

Boa noite leitores

Deixo claro o seguinte posicionamento:

Todo mundo sabe que textos em redes sociais podem ser interpretados de forma diferente, ou até mesmo que, dependendo do leitor, nesses tempos de polarização, pode escolher por si próprio a interpretação que quer dar a determinada opinião.

Infelizmente dessa vez fui eu o escolhido para o linchamento e reitero que de forma alguma eu manifestei apoio à ataques como o ocorrido contra a produtora do Porta dos Fundos.

O que fiz, além de uma crítica ao conteúdo que considero fraco e de mau gosto – direito garantido a mim desde o fim da censura – uma constatação do perigo que a reação ao referido especial pode desencadear (por isso mencionei o exemplo do Charlie Hebdo).

Se vocês querem ser sinceros com seus leitores, façam com que saibam que não apaguei o post do Facebook. E que o mesmo foi publicado antes dos ataques. 

O título dessa matéria é no mínimo tendencioso, nunca disse isso, nunca apoiei atentado algum e não apoio nenhum tipo de violência seja com seres humanos ou animais.

O OLHO SECO tem uma música chamada "Vida Violenta" cujo refrão brada: 'Não acreditamos na violência'.
Assisti muitos vídeos de youtubers e neles existem críticas muito mais "pesadas", algumas até se assemelham a opinião que compartilhei no Facebook.

Eu, como cristão desde meu nascimento, não vi graça nestes especiais veiculados pelo serviço de streaming. Acho que é preciso manter sim o respeito com o que as pessoas acreditam.

Se você acredita em Deus, ótimo, se não acredita, ótimo também. Não vou ridicularizar a sua crença ou a falta dela. Cada um tem a livre escolha de viver a sua vida como quiser, desde que respeite seu próximo.

Sei que esse assunto não tem a ver com a matéria principal, mas ocorre que há seis meses fiz uma cirurgia na coluna; abriram metade da minha coluna e colocaram vários parafusos. Na mesa de cirurgia pedi boas energias para o DEMÔNIO, SATANÁS ou CRISTO para me ajudar a sair dali bem e com saúde???

Acho uma afronta fazer piada com essa ligação que o homem tem com Deus; é constrangedor e de baixo nível.

Nenhuma dessas pessoas que criticaram o assunto nas mídias sociais foi massacrada e sabem por quê? Eles falaram para o Brasil todo e eu postei para o conhecimento dos meus seguidores, muitos amigos e alguns que, agora eu sei, só buscam denegrir a minha imagem, sempre com a máxima (falsa) de que eu e o OLHO SECO temos inclinações ideológicas. Desconheço isso. É mais um dos muitos boatos do universo Punk.

Se Jesus Cristo, o maior revolucionário de todos os tempos, não agradou a todos, imaginem eu, um simples mortal e pecador.

Então, para concluir, tudo o que aconteceu foi a distorção do que eu realmente quis dizer e, cá entre nós, hoje sabemos como é a disputa pelos cliques e likes.

Desejo a todos um Feliz 2020, muita saúde, paz no coração e sucesso.

VIVA NÓIS

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock