Topo

Clipe de arnaldo antunes é censurado na TV Brasil, denuncia site

Combate Rock

10/12/2019 12h10

Ricardo Gozzi – do site Roque Reverso

Arnaldo Antunes (FOTO: DIVULGAÇÃO)

A TV Brasil, controlada pelo governo federal, censurou a veiculação do videoclipe da canção "O Real Resiste", do ex-Titã Arnaldo Antunes.

A denúncia sobre a censura à exibição do videoclipe partiu do site BuzzFeed, cuja reportagem baseia-se em fontes não identificadas temerosas de represálias.

A letra expõe de forma poética o fosso autoritário no qual o Brasil afunda nos últimos anos, lamentável fenômeno sobre o qual este Roque Reverso vem alertando há algum tempo.

Mais explícitas, as imagens trazem cenas de violência policial e da disseminação de preconceitos, além de cartazes com a imagem da vereadora assassinada Marielle Franco, em um momento no qual a oligarquia aculturada,
colonizada e obscurantista que controla os rumos do Brasil empenha esforços por retrocessos previdenciários e trabalhistas que levem o País para antes da abolição da Lei Áurea.

A notícia coroa o fim de um ano no qual a familícia bolsonarista e seu braço fundamentalista religioso atacam a cultura nacional por todos os flancos, seja pelo sufocamento do cinema nacional, pela negação sistemática do racismo, pela violenta repressão policial contra os pancadões da periferia ou pela imbecilidade tosca do novo diretor da Funarte (apelidada por alguns de "Funerarte"), segundo o qual o rock é coisa do diabo.

Na reportagem que traz a denúncia, funcionários da TV pública, pedindo para não serem identificados, afirmaram que o clipe foi alvo de censura exatamente por tratar de temas considerados sensíveis ao governo federal.

O BuzzFeed informa que teve acesso à grade de programação interna do dia 23 de novembro, quando o programa "Alto Falante", sobre Arnaldo Antunes, seria levado ao ar às 14 horas, com o clipe.

Questionada pelo BuzzFeed, a EBC, que controla a TV Brasil, confirmou que retirou o programa da grade, mas disse que a mudança ocorreu em cima da hora porque entraram flashes sobre a final da Copa Libertadores da América, na decisão entre Flamengo e River Plate, no Peru.

A reportagem do BuzzFeed ainda traz a informação de que, em nota feita por funcionários e que circula internamente na EBC, os empregados contam outra versão. "No lugar do 'Alto Falante', que é uma produção da Rede Minas, a TV Brasil passou o 'Hypershow', programa também produzido pela emissora pública mineira e que trata do universo cultural.

Jair Bolsonaro pode até censurar a TV Brasil e tentar sufocar financeiramente quem não faça arminha, mas ainda não tem meios de censurar a internet inteira. Então fique aqui com o clipe de Arnaldo Antunes.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock