Topo
Combate Rock

Combate Rock

Bióloga paulista homenageia astros do rock em novas espécies de aranhas

Combate Rock

11/10/2019 17h00

Bruce Dickinso em show no Rock in Rio 2019 (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Nomes de artistas de rock já tinham sido usados para identificar vários tipos de plantas e estrelas, em homenagens feitas por cientistas que adoram o gênero musical. Uma brasileira, pesquisadora de uma instituição paulista, resolveu fazer o mesmo.

Andre Matos (Viper, Angra e Shaman), Bruce Dickinson (Iron Maiden), Klaus Meine (Scorpions) e Rick Allen (Def Leppard) foram os homenageados pela bióloga do Instituto Butantan Cristina Anne Rheims

Quatro espécies de aranhas receberam nomes científicos baseados em artistas de grandes bandas do rock e do heavy metal. bióloga e grande apreciadora do gênero musical, Cristina quis homenagear o vocalista das bandas brasileiras Viper, Angra e Shaman, Andre Matos (falecido no último dia 8 de junho).

Ela também fez a homenagem ao vocalista da banda inglesa Iron Maiden, Bruce Dickinson, o vocalista da banda alemã Scorpions, Klaus Meine, e o baterista da banda inglesa Def Leppard, Rick Allen. Iron Maiden e Scorpions tocaram no último dia 4 de outubro na edição deste ano do Rock in Rio.

André Matos (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Descritas e publicadas na revista científica Zootaxa em setembro passado, as espécies foram descobertas em matas de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo e são todas pertencentes à família Sparassidae e do novo gênero Extraordinarius, criado também pela pesquisadora. As aranhas medem entre 1 cm e 2 cm de comprimento, possuem hábitos noturnos e não oferecem perigo ao ser humano.

De acordo com as regras de taxonomia (nomenclatura científica dos seres vivos), as nomeações são Extraordinarius andrematosi, Extraordinarius brucedickinsoni, Extraordinarius klausmeinei e Extraordinarius rickalleni. "Os nomes dessas espécies são em homenagem a pessoas que de alguma forma são extraordinárias no meu ponto de vista", explica Cristina.

Para a bióloga, a história destes artistas é digna de homenagem. "O Andre era uma pessoa extraordinária, era músico, maestro, compositor e tocava piano. O Bruce é vocalista de uma das maiores bandas de heavy metal do mundo, ele pilota o próprio avião e é empreendedor. O Klaus é vocalista de uma banda que eu adoro, e o Rick é um baterista que perdeu um braço ao sofrer um acidente de carro. Ele então adaptou o instrumento que tocava para os shows. Isso para mim é um exemplo de superação", ressalta.

As novas aranhas estão descritas no artigo "Extraordinarius gen. nov., a new genus of Sparianthinae spiders (Araneae: Sparassidae) from southeastern Brazil" e a pesquisa contou com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock