Topo

Começam os grandes festivais de jazz e blues espalhados pelo país

Combate Rock

01/06/2019 06h54

Eugênio Martins Jr – do blog Mannish Blog

André Christovam (Foto: Divulgaçao/Morgade)

Junho chegou trazendo o frio e a temporada de festivais espalhados pelo país. BB Seguros e Rio das Ostras Jazz e Blues (ROJB) são dois deles, misturando atrações nacionais e internacionais.

Itinerante, o BB estará em Curitiba no dia 15 de junho e o Rio das Ostras Jazz e Blues acontece tradicionalmente no feriado de Corpus Christi, entre os dias 20 e 23 de julho.

Ambos são produzidos com leis de incentivos fiscais e terão entrada gratuita, provando que investir nesse tipo de evento ainda é um ótimo negócio para todos: o patrocinador dá visibilidade a sua marca; a cidade incrementa o turismo, gera renda e movimenta a economia local e, acima de tudo, difunde cultura no público de todas as idades e classes sociais.

Mas nos últimos anos os festivais de blues e jazz têm perdido calorias em relação às atrações internacionais.
Entre os fatores que contribuíram para isso foi a Lei Rouanet ter virado vidraça de quem realmente rouba esse país, políticos e empresários burros e corruptos; em consequência disso, a queda de patrocínio de grandes empresas aos festivais desse tipo de música; a alta do dólar e, como era de se esperar, a incompetência do governo atual em fazer a economia deslanchar.

O ROJB têm lutado corajosamente e é um dos poucos que está conseguindo manter um line up misto com dignidade. O BB, o nome acusa, tem o suporte do Banco do Brasil Seguros, mas vai saber até quando.

No Blues, o BB Seguros recebe o guitarrista Jimmy Burns, músico nascido em Dublin, Mississippi, que fez o nome tocando o som tradicional de Chicago. O ROJB recebe o grande Lucky Peterson, um dos grandes blueseiros vivos, tecladista, guitarrista e cantor personalíssimo e pesadíssimo. Um verdadeiro gênio da música. Pela terceira vez o festival recebe a lenda o grande Roy Rogers e o Delta Blues e ainda Big James e Simi Brothers.

A quinta edição do BB Seguros recebe dia 15 de junho, no Parcão do MOM, o encontro de dois grandes guitarristas, Ségio Dias e Luiz Carlini, o baixista Thiago do Espírito Santo convida o trombonista Raul de Souza, o blueseiro André Christovam a Décadas Brass Band e O Bando (tocando Jimi Hendrix).

Também enxuto, mas com os palcos completos, inclusive o da Praia de Tartaruga, Rio das Ostras recebe o grande gaitista brasileiro Flávio Guimarães acompanhado pelos Blues Groovers, nada menos do que a Otávio Rocha e Beto Werther (Blues Etílicos), a banda holandesa The Jig e os brasileiros do Bixiga 70.

Seguem as programações:

BB Seguros Curitiba:
11h – Décadas Brass Band
12h – Banda de Curitiba a ser divulgada
13h10 – O Bando com o blues de Jimi Hendrix
14h10 – André Christovam
15h15 – Thiago Espirito Santo recebe Raul de Souza
16h20 – Sérgio Dias convida Luiz Carlini
17h40 – Jimmy Burns
A 5ª. Edição do Festival BB Seguros este ano passará por oito capitais: 9/6 – Belo Horizonte, 15/6 – Curitiba, 27/7 – São Paulo, 3/8 – Brasília, 10/8 – Porto Alegre, 14/9 – Goiânia, 21/9 – Manaus, 19/10 – Recife

Rio das Ostras Jazz e Blues
Quinta-feira – 20 de junho
11h15 – Palco São Pedro – Novos Talentos  – The Mo'zart Jazz Band
14h15 – Iriry – Flávio Guimarães e Blues Groovers com part. Especial de Fernando Magalães
17h – Tartaruga – Serginho Trombone
20h – Costazul – Camerata Sesi ES, Chico Fraga Acordeon Trio, Big James & The Simi Brothers e Vox Sambou

Sexta-feira – 21 de junho
11h15 – São Pedro – Novos talentos – Gabriel Silva Blues
14h15 – Iriry – Roy Rogers
17h – Tartaruga – Big James e Simi Brothers
20h – Costazul – Orquestra de Sopros de Rio das Ostras, Romero Lubambo convida Dianne Reeves, Bob Franceschini  All Star Band, Bixiga 70 e Lucky Peterson

Sábado – 22 de junho
11h15 – Palco São Pedro – Novos Talentos – Sonja Blues Band
14h15 – Iriry – Vox Sambou
17h – Tartaruga – Bob Franceschini  All Star Band
20h – Costazul – The Mo'zar Jazz Band, Jonathan Ferr, Roy Rogers & Delta Blues, The Jig

Domingo – 23 de junho
11h15 – Palco São Pedro – Novos Talentos – Segundo Set Instrumental
14h15 – Iriry – Lucky Peterson
17h – Tartaruga – The Jig

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock