Topo
Combate Rock

Combate Rock

Coletânea de shows mostra a verdadeira essência dos Dead Kenendys

Combate Rock

2015-05-20T19:11:51

15/05/2019 11h51

Marcelo Moreira

É uma grande e feliz coincidência nestes tempos que tenha chegado às lojas do mundo o CD triplo "DK40", que faz parte das comemorações dos 40 anos de criação dos Dead Kennedys.

A obra é o resgate de três shows que a banda realizou na Europa e na Califórnia entre 1982 e 1985. O ex-vocalista Jello Biafra, que saiu em 1986, costuma dizer que os melhores shows que fez com o grupo foram reealizados em moquifos nos Estados Unidos entre 1979 e 1981.

Entretanto, a maioria dos crítivcos musicais considera que a fase inaugurada a partir de 1982 é o auge criativo da banda, sendo que os shows se tornaram mais intensos, energéticos e pesados, com os Dead Kennedys intensificando o discurso político de protesto contra o "sistema" e contra aquilo que consideravam fascismo nos Estados Unidos.

Os shows de Amsterdam e Munique, registrados no dois primeiros CDs, são maravilhosos pela violência, pela crueza do som e pelo alo grau de provocação e ironia contidos na maluca performance de Biafra.

O terceiro disco traz um show na Califórnia natal da banda e mostra um grupo ainda coeso, mas tocando com mais técnica e um pouco de violência sonora que era a marca registrada do quarteto.

O CD triplo foi lançado em meio à polêmica do cartaz da turnê brasileira, que fazia críticas pesadas ao momento político do país, com alusões diretas à política e "intenções" adminoistrativas do presidente Jair Bolsonaro.

Depois de aprovar o cartaz, a banda voltou atrás e disse que não sabia do teor da arte em comunicado, fato que justificaria, em seguida, o canceamento da turnê nacional, um dos fatos mais lamentáveis já ocorridos no rock no Brasil – e que manchou a história dos Dead Kennedys.

A verdadeira banda punk e hardcore pode ser conferida em "DK40", um retrato poderoso e definitivo do que foram os Dead Kennedys no auge de suas perfomances, uma banda sem medo das reações a seus discursos políticos afiados e disposta a enfrentar a violência de skinheads fascistas na Europa e a gangues diversas na Califórnia.

CD 1 – Live At Paradiso, Amsterdam, Netherlands, December 5, 1982

1 Moral Majority
2 I Am The Owl
3 Life Sentence
4 Police Truck
5 Riot
6 Bleed For Me
7 Holiday In Cambodia
8 Let's Lynch The Landlord
9 Chemical Warfare
10 Nazi Punks Fuck Off
11 Kill The Poor
12 We've Got A Bigger Problem Now
13 Too Drunk To Fuck

CD 2 – Live At Alabama Halle, Munich, Germany, December 13th, 1982

1 Skateboard Talk + Intro Noise
2 Man With The Dogs
3 Forward To Death
4 Kepone Factory
5 Life Sentence
6 Trust Your Mechanic
7 Moral Majority
8 Forest Fire
9 Winnebago Warrior
10 Police Truck
11 Bleed For Me
12 Holiday In Cambodia
13 Let's Lynch The Landlord
14 Chemical Warfare
15 Nazi Punks Fuck Off
16 We've Got A Bigger Problem Now
17 Too Drunk To Fuck
18 Kill The Poor

CD 3 – Live At The Farm, San Francisco, California, May 24th, 1985

1 Darren's Mom
2 Goons Of Hazzard
3 Hellnation
4 This Could Be Anywhere
5 Soup Is Good Food
6 Chemical Warfare
7 Macho Insecurity
8 A Growing Boy Needs His Lunch
9 Forest Fire
10 Moon Over Marin
11 Jock-O-Rama
12 Encore
13 Stars And Stripes Of Corruption
14 Second Encore
15 MTV Get Off The Air
16 Holiday In Cambodia

 

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br