Topo
Combate Rock

Combate Rock

Governo paulista volta atrás e anuncia a manutenção do Projeto Guri

Combate Rock

2001-04-20T19:15:12

01/04/2019 15h12

Marcelo Moreira

FOTO: REPRODUÇÃO/YOUTUBE)

Gostaríamos de acredita que seja uma boa notícia, mas ainda é cedo para afirmar. Seja como for, seguindo o padrão das administrações incapazes que assumiram em janeiro, a atual que administra o Estado de São Paulo voltou atrás e agora diz que não há ameaça alguma ao importante Projeto Guri.

Na última sexta-feira, a Secretaria Estadual de Cultura tinha notificado as duas instituições que gerenciam o projeto que haveria cortes de verbas.

Seria uma consequência da retirada de R$ 148 milhões do orçamento estadual da área da cultura, que implicaria, entre outras coisas, na demissão de 650 dos 1,5 mil funcionários vinculados, entre outras coisas. Caso isso ocorresse, 31 mil das 50 mil crianças atendidas atualmente perderiam as vagas.

O Projeto Guri foi criado em 1995 pelo governador Mário Covas (PSDB), do mesmo partido do atual, João Doria. Seu objetivo é ensinar música duas vezes por semana para crianças carentes em todo o Estado, em mais de 400 pólos de ensino. Já foram atendidas mais 770 mil crianças em 24 anos e sua excelência já foi comprovada até pelos partidos de oposição.

Nesta segunda-feira (1º de abril), o governo do Estado voltou atrás e informa que não haverá demissões e que nenhuma criança perderá o direito de estudar música. Agora, o governo diz que não irá mais encerrar o projeto, mas que precisará fazer alguns ajustes de gastos, mas ainda não detalhou como isso será feito.

Teremos de esperar para comemorar a decisão. No entanto, o histórico relacionado aos novos governos de viés conservador que chegaram é preocupante por conta das medidas lamentáveis já anunciadas, em todas as esferas, contra as áreas de cultura, entretenimento e cultura.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br