Topo

O álbum perdido da NAU será lançado pela Deck

Combate Rock

10/11/2018 06h48

Marcelo Moreira

Resistência é uma palavra importante, necessária e perigosa. Significa combater aquilo que aflige a maioria da população, como a eleição de um novo presidente que é autoritário, mas também significa manter sonhos vivos. E investir em cultura é um dos sonhos que precisa ser mantido.

A Deck, gravadora e selo musical, acabou de completar 20 aos de existência e, entre as comemorações, decide colocar no mercado uma das grandes pérolas do rock nacional. Quem se lembra da banda NAU?

Antes do sucesso em carreira solo, a cantora e ativista Vange Leonel, que morreu em 2014, aos 51 anos, esteve à frente da NAU.

O grupo surgiu em São Paulo em 1984 e teve seu primeiro álbum, homônimo, lançado pela CBS dois anos depois.

Apesar de ter sido considerada um dos destaques do rock nacional, a banda acabou pouco tempo depois, em 1989. Mas antes de encerrarem as atividades, Vange (voz e teclado), Zique (guitarra), Beto Birger (baixo) e Kuki Stolarski (bateria) gravaram um segundo disco, que nunca foi lançado.

Reencontrado 30 anos depois, a Deck disponibiliza em todas as plataformas digitais no dia 9 de novembro "O Álbum Perdido do NAU".

O trabalho foi gravado em 1988 no Big Bang Studio (SP). A produção é da banda e Cilmara Bedaque, que assina as letras das 12 faixas do disco.

Cilmara, aliás, é a figura central na vida artística de Vange. Aos 29 anos, a cantora revelou sua homossexualidade em uma época em que ainda era difícil lidar com o assunto.

E é aí que entra em cena o amor de sua vida. Cilmara, diretora de vídeo e compositora, viveu 28 anos com Vange Leonel – eram companheiras não apenas na vida pessoal, mas parceiras profissionais.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock