Topo
Combate Rock

Combate Rock

Tony Babalu é a atração do Centro Cultural Olido

Combate Rock

25/07/2018 06h39

Marcelo Moreira

Tony Babalu (FOTO: KAREN HOLTZ/DIVULGAÇÃO)

Há quem diga que Tony Babalu é irmão gêmeo de Luiz Carlini, seja na aparência física, seja na genialidade ao tocar guitarra. Quem pensa dessa forma não está muito longe da verdade, ao menos na segunda questão.

Nome importante da música instrumental brasileira e do rock setentista nacional (tocou no Made in Brazil e no Quarto Crescente), Babalu é um estilista e às da guitarra, e isso fica muito claro no mais recente trabalho dele, "Live Sessions II".

Habilidade e destreza são algumas de suas características, mas  o feeling que explode nas caixa de som é fenomenal em faixa que vão do rock puro ao jazz, do blues à soul music. É muito talento em um instrumentista só.

Babalu toca com facilidade. Músicas como "Valentina" soariam como uma balada comum em um guitarrista com menos recursos, só que cresce demais quando Tony solta seus fraseados delicados.

Ele surpreende também com arranjos insólitos como em "Locomotiva", que tem muita habilidade, mas exala sentimentos melancólicos, bem bluesy.

"In Rock" ganha um pouco mais de peso e versatilidade, enquanto que a diversidade é a cara de "Veia Latina" e da ótima Meio-Fio".

Para mostrar todo esse vulcão de criatividade, Babalu é a grande atração do Centro Cultural Olido no dia 3 de agosto. É o show de lançamento de seu novo disco instrumental, "Live Sessions II" (Amellis Records/Tratore).

O álbum rendeu ao guitarrista o Troféu Cata-Vento 2017, prêmio idealizado pelo tarimbado produtor musical Solano Ribeiro e pela Rádio Cultura, e é composto de temas que passeiam pelas diversas vertentes entre a pegada do rock e o suingue do
funk.

Com 70 minutos de duração e entrada franca, a apresentação traz performances das novas músicas, além de faixas de seu também elogiado CD anterior, "Live Sessions at Mosh" (2014, Amellis Records/Tratore).

Na execução, Adriano Augusto (teclados), Leandro Gusman (baixo) e Percio Sapia (bateria) completam o time que explora os
limites da improvisação e dinâmica, costurados por riffs e grooves marcantes, elementos obrigatórios no DNA da guitarra de Tony Babalu.

SERVIÇO:

O quê: Tony Babalu & Banda – Live Sessions II
Quando: 03/08/2018 (sexta-feira), às 19h00
Onde: Centro Cultural Olido (Sala Olido)
Endereço: Av. São João, 473 – Centro – São Paulo/SP
Duração: 70 min
Capacidade: 297 lugares
Ingressos: GRÁTIS

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br